PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Males crônicos - crônicas sobre neuroses contemporâneas

Opinião|Crônicas de males crônicos

Foto do author  Renato Essenfelder
Atualização:

Aproveite o trânsito para olhar os motoristas à sua volta. Ou, no ônibus, os passageiros. Em casa, pode recorrer ao próprio espelho - melhor ainda, a um celular com a câmera voltada para você. E então: o que você vê?

PUBLICIDADE

Males crônicos.

Eles estão por toda a parte. Na rua, no trabalho, na TV - em você. Neuras, neuroses, pequenos tiques, manias, espinhas, assimetrias; estranhezas no mais das vezes invisíveis, já incorporadas à nossa rotina urbana.

Produzida pelo jornalista e escritor Renato Essenfelder, autor do romance febre, e ilustrada pelo pintor e artista plástico hiperativo Loro Verz, males crônicos é uma coluna de crônicas que trará, todas as segundas-feiras, no início da tarde, um texto e uma arte inéditos.

Bem-vindo, portanto, às nossas neuroses. Divida conosco as suas.

Publicidade

Quem sabe, ao fim do dia, descobrimos que são as mesmas; que todos sofremos de males crônicos.

PS.: As imagens que você verá nesta página são em realidade reproduções de quadros pintados pelo Loro com exclusividade para a coluna, sempre no mesmo espírito da crônica da semana. As telas depois estarão à venda no site loroverz.com, que traz um apanhado do trabalho do artista. Formado pela bacanuda Central Saint Martins College of Arts and Design, em Londres, ele vem realizando trabalhos incríveis São Paulo (e mundo) afora.

 

Opinião por Renato Essenfelder

Escritor e professor universitário, com um pé no Brasil e outro em Portugal. Doutor em Ciências da Comunicação pela USP e autor de Febre (2013), As Moiras (2014) e Ninguém Mais Diz Adeus (2020). Docente e pesquisador nas áreas de storytelling e escrita criativa, escreve crônicas de cultura e comportamento no Estadão desde 2013.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.