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Pelo desenvolvimento integral das crianças e seus direitos

A história do garoto de 9 anos que fez o mundo sonhar, usando caixas de papelão

À frente do projeto Artes nos Fundos, educadora conecta Brasil, por meio da cidade de São Paulo, ao calendário mundial CARDBOARD CHALLENGE, um dia para fazer jogos e brinquedos com as mãos, neste sábado. Natalie Catlett abre seu espaço para realizar iniciativa global de jogos e brinquedos feitos sucata, aberta com a comunidade, que nasceu da cabeça de um garoto de 9 anos, que projetava brinquedos para jogos e brinquedos a partir de caixas de papelão. Ação deu origem à Imagination Foundation e é hoje um evento comemorado em todo o mundo. Esse dia é este sábado, amanhã.  Foi numa tarde muito gostosa, há uns dois meses, no ateliê de Arte nos Fundos, espaço de arte para crianças com uma proposta  inovadora, na Vila Madalena, que a educadora Natalie Catlett me contou, entre tantas outras histórias saborosas do seu trabalho de estímulo de arte às crianças, do desejo de trazer o Carboard Challenge ao país. O evento surgiu a partir da imaginação do garotinho Caine Monroy, de 9 anos, de  Los Angeles, e do apadrinhamento de sua ideia em redes sociais.  Quem passeia pelo mundo virtual logo descobre que a história deste menino e a sua livre imaginação parecem uma fábula em tempos de jogos com efeitos especiais, games, imagens 3D.   Caine Monroy, aos 9 anos, em 2012

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Por Terciane Alves
Atualização:

O ano era 2012. Caine era um garoto que, no verão, ia trabalhar todos os dias com o pai. Passava muito tempo na loja de auto peças do pai e lá foi construindo,silenciosamente, brinquedos e jogos com sobras de papelão . Os brinquedos do começo eram como jogos de fliperama e ele criou um método de comprar centavos para jogar. Mas a autopeças tinha pouco cliente e poucas pessoas conheciam os brinquedos do menino.

Numa tarde, tudo mudou. Um cliente foi comprar uma nova maçaneta para o carro. Embevecido com a criatividade de Caine, o cliente pediu para fazer um vídeo sobre o acervo de brinquedos e criar um evento no Facebook com o nome do garoto e chamou pessoas para conhecer.  Resultado, o evento se transformou em um viral e mais de 200 mil pessoas confirmaram presença na pequena loja. A repercussão fez com que o vídeo fosse visto na época por mais de 7 milhões de vezes. Hoje já são mais de 10 milhões. 

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