PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Dicas de decoração para deixar sua primeira morada mais bonita e aconchegante

Opinião|Planejamento é essencial para integrar ambientes

Foto do author Anelisa Lopes
Atualização:

Era uma vez uma área de serviço que se integrou à cozinha, uma cozinha que se integrou à sala, uma sala que se integrou à varanda, uma varanda que se integrou ao quarto, um quarto que se integrou ao banheiro... Nas últimas décadas, a integração de cômodos tem sido um elemento-chave para ganhar espaço por meio da eliminação de paredes. 

(ANELISA LOPES ESCREVE SEMPRE ÀS TERÇAS. ACOMPANHE SEU PERFIL NO INSTAGRAM: @anelisalopes)

 

Integrar ambientes exige planejamento (foto: Casa de Valentina / Pinterest) Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Em vez de barreiras físicas, essa divisão pode ser marcada com móveis, pintura, pisos e tapetes, por exemplo. Mas como unir sem que a decoração vire uma mistura de estilos sem pé nem cabeça nem que a funcionalidade da casa seja comprometida? 

Antes de sair quebrando paredes, é preciso planejar o espaço como um todo. Se os moradores não toleram o cheiro de comida pela casa, por exemplo, unir a cozinha à sala pode ser um problema. Caso gostem de privacidade na hora do banho, banheiro anexado ao quarto também será um incômodo. Se a ideia é juntar varanda e sala, lembre-se de averiguar a planta do prédio para nivelar os pisos. 

Alguns elementos são fundamentais para garantir a funcionalidade do dia a dia a partir da integração. A bancada de cozinha americana, por exemplo, não surgiu à toa: é ideal para refeições rápidas para duas ou três pessoas no máximo. Se a sua família costuma comer com mesa posta e tudo mais, a bancada pode acabar virando um depósito. Sofás de dupla face e estantes são curingas para que um ambiente converse com outro e, ao mesmo tempo, também demarcam território. 

Publicidade

Se você tem dúvidas na hora de definir cores, pisos e revestimentos, que tal escolher apenas uma opção neutra e apostar em elementos de decoração com cores e personalidade? Assim, a sensação de continuidade estará garantida e você terá menos chances de cometer erros. 

Opinião por Anelisa Lopes

Anelisa Lopes (@anelisalopes) é mãe, designer e jornalista. Após atuar por quase duas décadas como jornalista no segmento automotivo, decidiu estudar design de interiores para converter sua paixão por decoração em uma nova carreira. Hoje, faz consultorias e projetos para transformar espaços e vidas.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.