Foto do(a) blog

Dicas de decoração para deixar sua primeira morada mais bonita e aconchegante

Opinião|Como deixar sofás e poltronas com cara de novo gastando menos

PUBLICIDADE

Foto do author Anelisa Lopes
Atualização:

Crianças pulando, primos montando cabana, televisão ligada parte do tempo, confraternizações para a família... Depois de tantos meses dentro de casa, os sofás e poltronas da minha casa, que estão com uns dez anos de uso, pediram arrego. Mas ainda não considero que seja o momento de trocar o móvel, então, parti para a troca de cor e de tecido, já que a estrutura ainda está boa. 

PUBLICIDADE

(ANELISA LOPES ESCREVE SEMPRE ÀS TERÇAS. ACOMPANHE SEU PERFIL NO INSTAGRAM: @anelisalopes)

Mesmo sendo designer de interiores, a dúvida para escolher o tecido ideal é enorme, já que há muitas variações de tramas e estampas. Resolvi, então, começar pela tinta da parede - sim, considerei que a conversa fluirá melhor com o "fundo" que vai emoldurar o móvel. 

Depois disso, considerei dois tipos de tecido pela sua durabilidade e facilidade na limpeza: sarja e jacquard. É sempre bom consultar o profissional para não levar algo que se desgaste ou seja muito frágil para o dia a dia, como seda ou linho puro. 

A cor eleita foi cinza, com suas milhares de variações. Comecei pelas poltronas: mudei a cor da estrutura, que passou de branco para um cinza suave fosco. Com a ajuda de um pincel, consegui revitalizar a estrutura do móvel em apenas um dia. Como a parte de trás das poltronas também fica em evidência, decidi usar dois tipos de tecido para brincar com as tonalidades de cinza. O mesmo que vai nas costas segue nas almofadas menores. Estampado na parte da frente e liso atrás. 

Publicidade

O tipo de acabamento - no caso, capitonê - influencia diretamente na quantidade de tecido a comprar. Se houver algum padrão no desenho, também é aconselhável levar uma porcentagem a mais. Não acabe com a tinta que usou para revitalizar o móvel, pois, é bem provável que você precise dar uns retoques quando ele voltar do estofador!

Troca de tecido e de cor da estrutura para dar nota cara à poltrona (imagem: arquivo pessoal) Foto: Estadão
 Foto: Estadão

Cor cinza suave com acabamento fosco para conversar com a parede (foto: arquivo pessoal) Foto: Estadão
Opinião por Anelisa Lopes

Anelisa Lopes (@anelisalopes) é mãe, designer e jornalista. Após atuar por quase duas décadas como jornalista no segmento automotivo, decidiu estudar design de interiores para converter sua paixão por decoração em uma nova carreira. Hoje, faz consultorias e projetos para transformar espaços e vidas.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.