Foto do(a) blog

Dicas de decoração para deixar sua primeira morada mais bonita e aconchegante

Opinião|Como a decoração pode te ajudar a escolher um bom hotel

PUBLICIDADE

Foto do author Anelisa Lopes
Atualização:

Entre 2005 e 2015, realizei tantas viagens a trabalho que cheguei ao ponto de não desfazer as malas entre um destino e outro. Foi nessa época que meu interesse por design de interiores cresceu devido aos inúmeros tipos de hospedagens que vivenciei, que variou de cabana de praia a locais super luxuosos. Assim, comecei a observar com mais atenção os ambientes nos quais me hospedava para não reservar nenhuma furada quando fosse fazer viagens pessoais.

(ANELISA LOPES ESCREVE SEMPRE ÀS TERÇAS. ACOMPANHE SEU PERFIL NO INSTAGRAM: @anelisalopes)

Decoração pode definir como será sua experiência em um hotel (foto: Pinterest/CondeNasteTraveler) Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Por meio do projeto arquitetônico e da sua decoração, o hotel mostra não só se condiz com sua classificação e preço sugerido como também como será sua experiência como hóspede: sonho ou pesadelo. E, em alguns casos, vale mais que a localização ou cardápio. Nesses dez anos, criei uma forma de analisar o design de interiores para escolher o melhor local para mim e, nos últimos anos, também para as crianças. E posso confirmar que o índice de acerto é de praticamente 100% e que nem sempre o mais caro é o melhor e vice-versa. O que levar em conta? Espaço e personalidade - sobre limpeza: o ideal é ler os comentários de quem já esteve no lugar. 

Em primeiro lugar, quando buscamos um local para nos hospedar, se o hotel não for conhecido, somos comprados visualmente. Assim como você precisa de boas fotos para vender sua casa, boas fotos do estabelecimento são o primeiro passo para uma escolha de sucesso. E não fique restrito aos sites de busca; entre no site do hotel também. Quando as fotos são ruins, nem continuo a pesquisa. 

Tanto no quarto como no banheiro, analiso três características: tipo de piso e de revestimento, escolha do enxoval e objetos de decoração. Depois desses elementos, dou uma olhada geral nas áreas comuns do hotel ou pousada. Normalmente, esses dois ambientes conversam entre si e possuem a mesma linha de design. 

Publicidade

Piso frio e revestimento branco tipo hospital perdem pontos: não trazem aconchego, deixam o quarto gelado, podem ser escorregadios e parecem a solução mais óbvia para a contenção de gastos. Exceção à regra: cimento queimado, principalmente nos hotéis e pousadas de praia, pois funcionam por conta da limpeza e dão um visual despojado. Piso laminado ou de madeira me transmitem comodidade.

Não menos importante, a escolha da roupa de cama e das toalhas - e a forma como são arrumados e distribuídos - mostram não só preocupação com o bem-estar do hóspede como também o treinamento dado à equipe de limpeza para deixar o quarto convidativo. Cobertor de pêlo e toalha fina/pequena vão na contra mão da boa hospedagem. 

Elementos de decoração podem denunciar a periodicidade com que o estabelecimento é cuidado: quadros que parecem ter sido pintados pela tia, cabeceiras dos anos 1990, televisão de tubo, flores de plástico, café da manhã coberto por mosquiteiros... Muitas vezes, essas tentativas de deixar o ambiente como "cara de casa" acabam empobrecendo o local. 

Personalidade e conforto são traduzidos por pormenores: um lustre diferente no quarto, tolhas enroladas sobre as cadeiras da piscina, uma pintura inusitada nas paredes dos corredores, almofadas bem arrumadas sobre a cama ou um toque de artesanato local na recepção são alguns detalhes que podem te levar a uma bela experiência de hospedagem. 

Opinião por Anelisa Lopes

Anelisa Lopes (@anelisalopes) é mãe, designer e jornalista. Após atuar por quase duas décadas como jornalista no segmento automotivo, decidiu estudar design de interiores para converter sua paixão por decoração em uma nova carreira. Hoje, faz consultorias e projetos para transformar espaços e vidas.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.