Foto do(a) blog

Dicas de decoração para deixar sua primeira morada mais bonita e aconchegante

Opinião|Cinco decisões que podem afundar seu projeto de decoração

PUBLICIDADE

Foto do author Anelisa Lopes
Atualização:

Tirar uma ideia de decoração do papel e iniciar sua execução é uma das melhores sensações quando o resultado final fica da maneira como você idealizou. Alguns contratempos sempre acontecem, mas aprender a contorná-los faz parte da experiência e, em alguns casos, até surpreende, pois somos obrigados a trabalhar "fora da caixa". Antes de iniciar o processo, no entanto, fique de olho nessas cinco dicas para não afundar todo seu projeto. 

(Anelisa Lopes escreve sempre às terças. Acompanhe alguns de seus projetos e referências no Instagram: @anelisalopes)

 Foto: Estadão

Nada é mais recompensador que tirar uma ideia do papel e torná-la realidade (foto: arquivo pessoal) Foto: Estadão

  1. Não fazer planejamento 

PUBLICIDADE

O planejamento é o princípio de tudo. Não há como seguir diversas etapas sem saber quais são e quando devem acontecer. Isso inclui pensar não só nas fases, mas também no orçamento disponível. 

  1. Não acompanhar os acontecimentos 

Publicidade

A correria do dia a dia impede que você supervisione o trabalho que está sendo feito? Então, contrate alguém que tenha conhecimento ou esteja familiarizado com o projeto para ficar no espaço para, ao menos, receber e conferir material, verificar seu uso e descarte para evitar erros e desperdícios. Vale lembrar que em caso de reforma estrutural, é necessária a presença de um arquiteto ou engenheiro civil no acompanhamento. 

  1. Seguir a moda 

A não ser que você tenha um belo orçamento para mudar a decoração a cada temporada, evite ímpetos de modismo. Claro que algumas tendências vão e voltam, mas, para quem não é da área, fica difícil fazer essa escolha e não se arrepender depois que a moda passar.

  1. Comprar sem analisar o espaço 

Inicialmente, esse item seria "não compre sem medir o espaço", mas, além da medição prévia, também há diversos fatores que contam para uma boa compra: incidência de luz natural, tipo de revestimento, presença de animais de estimação ou crianças no local... São diversos fatores que vão influenciar no resultado final da sua compra. 

Publicidade

  1. Deixar a ideia pela metade 

Não são poucas as vezes que encontro várias boas ideias deixadas pela metade na casa dos clientes. E isso é pior que não começar, pois além da sensação do inacabado, gera uma frustração diária no lugar onde ele mesmo mora. Nesse caso, voltamos para o primeiro item da lista: planejamento!

Opinião por Anelisa Lopes

Anelisa Lopes (@anelisalopes) é mãe, designer e jornalista. Após atuar por quase duas décadas como jornalista no segmento automotivo, decidiu estudar design de interiores para converter sua paixão por decoração em uma nova carreira. Hoje, faz consultorias e projetos para transformar espaços e vidas.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.