Sabe quando você pisa no porcelanato ou na cerâmica e tem sensação de estar oco? Ou faz um barulho como se estivesse descolado do chão ou parede e, em alguns casos, chega até a soltar do chão? O problema por estar na falta de nivelamento do piso ou na escolha equivocada dos materiais para a colagem e sua instalação. 

(ANELISA LOPES ESCREVE ÀS TERÇAS. PERFIL NO INSTAGRAM: @anelisalopes)

Atenção para a especificação do rejunte em áreas molhadas (foto: Casa Casada/Pinterest)

A compra de revestimento para piso e parede é considerado o terceiro maior investimento em uma obra, atrás da parte civil e da marcenaria. Para garantir que o resultado atenda às expectativas a longo prazo, no entanto, é preciso ter atenção no momento de escolher o modelo, mas também nos produtos certos para sua aplicação.

O tipo da argamassa e do rejunte são fundamentais para que você não tenha problemas futuros com o revestimento. Já observei casos de clientes que quiseram economizar na hora de levar estes itens para casa e tiveram de refazer a instalação tempos depois. 

Argamassa correta garante bons resultados a longo prazo (foto: Pinterest)

As argamassas são divididas em três tipos: ACI, ACII e ACIII. A primeira é direcionada para uso interno e modelos de cerâmica pequenos, o segundo para área interna/externa e porcelanatos de até 80×80 cm, enquanto a última serve para pedras naturais e placas de grandes formatos. Atenção para a cor da argamassa quando o piso for de cor clara, pois ela pode manchar a peça com o tempo. Peças que possuem mais de 30×30 cm precisam da dupla colagem (no verso da placa e na parede e /ou piso). 

Já o rejunte é classificado em cimentício, acrílico e epóxi. Os dois últimos são indicados para áreas molhadas com frequência, como banheiros e cozinhas devido à sua composição. Muitas vezes, o cliente opta pelo cimentício pelo preço mais em conta, mas devido à sua porosidade, suja e fica encardido com facilidade – se você não quer virar escravo da escovinha de dente com cândida, é melhor optar pelo acrílico. 

Na hora de escolher o piso ou azulejo, é preciso ter em mente o local da instalação, considerar a cor (quanto mais claro, mais facilidade de manchar com argamassa ou rejunte colorido) e, claro, ter um contrapiso totalmente nivelado. Não se esqueça que depois da colagem das peças, é preciso esperar ao menos 72 horas para rejuntar.