Foto do(a) blog

Dicas de decoração para deixar sua primeira morada mais bonita e aconchegante

Opinião|A diferença entre valor e preço em um projeto

PUBLICIDADE

Foto do author Anelisa Lopes
Atualização:

Dia desses li um texto a respeito do bom e mau cliente e como evitar ao máximo o segundo tipo, já que ele não só consome negativamente o profissional como quer barganhar ao máximo a remuneração. Da mesma forma como os profissionais são classificados, os contratantes também se enquadram em duas categorias: os que enxergam valor e aqueles que veem somente preço no projeto idealizado e realizado.

(Anelisa Lopes escreve sempre às terças. Acompanhe alguns de seus projetos e referências no Instagram: @a81_design)

Confiança e respeito são primordiais para um projeto de sucesso (imagem: Pixabay) Foto: Estadão

PUBLICIDADE

O cliente que reconhece o valor de um projeto normalmente quer trabalhar junto ao profissional, mas não de uma forma intromissiva, mas, interessada em abastecê-lo com informações e referências importantes, em realizar reuniões produtivas e acompanhar nas compras quando possível. 

Já aquele que contrata um profissional com o único objetivo de obter o máximo com o mínimo é problema na certa. Em primeiro lugar, ele tentará diminuir o orçamento estipulado de todas as formas. Normalmente, é um cliente desinteressado, que usa as mais variadas desculpas para não participar de decisões estratégicas, mas, posteriormente, vai questioná-las. Ironicamente, é o tipo de pessoa que mais atrai atrasos, tumulto na relação com prestadores de serviço e mão de obra, levando todos os envolvidos ao limite da paciência. 

Ao contratar um arquiteto ou designer de interiores, é preciso levar em consideração alguns pontos para que o trabalho seja desenvolvido da melhor forma possível. O profissional precisa extrair o máximo de informações necessárias do cliente - como hábitos, gostos pessoais, tarefas praticadas diariamente - por meio de reuniões e, acima de tudo, acreditar em quem o contratou, mesmo sem ter ideia de como será a proposta. No final, confiança e respeito resultam em uma proposta que melhorará a qualidade de vida e dia a dia do cliente, que saberá a importância do investimento. 

Publicidade

Opinião por Anelisa Lopes

Anelisa Lopes (@anelisalopes) é mãe, designer e jornalista. Após atuar por quase duas décadas como jornalista no segmento automotivo, decidiu estudar design de interiores para converter sua paixão por decoração em uma nova carreira. Hoje, faz consultorias e projetos para transformar espaços e vidas.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.