PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Não há reeducação alimentar sem a reeducação emocional

VOCÊ QUER TER UMA MENTE MAGRA?

Olá

Por Andrea Romao
Atualização:

Sou Andrea Romão, Psicóloga,  Coach  especializada em emagrecimento e idealizadora do Programa Mente Magra!

PUBLICIDADE

Hoje estou  estreando  esta coluna, e meu propósito é fazer dela um espaço semanal onde iremos conversar sobre o lado emocional do seu processo de emagrecimento.

Vou te ajudar a identificar o que realmente faz você colocar a comida na boca. Sim, porque você come por inúmeros motivos, menos porque está realmente com fome.  Você possivelmente come porque está triste, feliz, cansada(o), porque está infeliz no casamento ou no trabalho.

Você  irá entender a importância de cuidar da reeducação emocional além da reeducação alimentar.

Além disto, você vai aprender que tudo que aprendeu desde sua infância, como por exemplo: "Não deixe sobrar a comida  no prato porque é pecado", ou "Precisa comer para ficar forte", foram registros mentais negativos que você repete até hoje e que te fazem engordar.

Publicidade

E os seus sabotadores? Com certeza você os tem.  São eles que fazem você largar a dieta sem perceber. Você precisa identificá-los e aqui será este lugar.

Você irá entender porque diante de tantas possibilidades  e tratamentos para emagrecer,  somos um país com mais da metade da população em excesso de peso. Porque isso acontece? Porque as dietas não funcionam? Porque mesmo sabendo o que fazer não conseguimos objetivo de emagrecer definitivamente?

E mais do que isso: "Ser gordo não é simplesmente uma questão de "não ter vergonha na cara" ou "é  relaxo" . Vai além disto, envolve sentimentos, emoções que muitas vezes não somos capazes de controlar e acabamos por descontar na comida. E é por isso que 85% das causas da obesidade são de origem emocional.

Porque escolhi falar  sobre este assunto? Porque passei por tudo isso, fui obesa desde criança e sei o que é lidar com a "dor" do excesso de peso!  Sei o que é entrar em uma loja e a vendedora  medir dos pés a cabeça e dizer: "Não tem o seu numero".  Esta "dor" do excesso de peso me acompanhou por toda  minha vida, e sempre estive na busca de conhecer algo que me deixasse magra por mais de 3 meses!

Confesso que passei por muitos momentos onde desisti de tudo,  estava bem cansada de fazer dietas, exercícios, massagens, etc... passei a comer de tudo sem controle! Minhas compulsões ficaram ainda mais intensas! Tomava meu café da manhã já pensando no que iria comer no almoço ..e no lanchinho da tarde e no jantar, só pensava em comida e obvio que nestes pensamentos não estavam incluídos alimentos saudáveis, só "gordices".

Publicidade

Foi quando conheci a Neurociência, estudando técnicas e formas de reeducar a minha mente em relação a comida,  entendi e identifiquei  o que de fato me fazia colocar a comida na boca.  Eliminei as  minhas compulsões alimentares e adquirir comportamentos mais positivos. Consegui ressignificar a vontade de fazer dieta e exercícios físicos, coisas que só fazia por um breve período de tempo, depois desistia,(isto foi realmente incrível!). Pensava: "Será?".  Não é possível! "Eu, perder a vontade de comer chocolate? Não acredito!". Emagreci e pelo menos nos últimos 5 anos não engordei mais, pelo contrário continuo emagrecendo.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Larguei uma carreira de 20 anos em  Recursos Humanos, desenvolvi o Programa  Mente Magra onde inclui todos os procedimentos que mudaram minha vida  e me dedico exclusivamente a cuidar das pessoas que assim como eu não acreditava mais que era possível sentir-se bem e feliz com o próprio corpo.

Sinto muito orgulho dos resultados que conquistei até agora, tenho muito o que fazer ainda, mas hoje sou mais forte, certa que a minha relação com a comida mudou, que não é mais ela quem me controla, EU TENHO O CONTROLE AGORA, e o melhor disto tudo é que foi de forma natural, sem sofrimento, sem privações, sem isolamento, e de forma definitiva, fazendo além da reeducação alimentar, principalmente a REEDUCAÇÃO EMOCIONAL! Me sinto agradecida por esta oportunidade e por saber que estou no caminho certo, ajudei a mim e sei que posso ajudar muita gente que assim como eu sofreu com esta dor!

E você, tem uma história parecida com a minha? Então me conte. Quero te ouvir.

Abraço!

Publicidade

Andrea Romão

Coach de Emagrecimento

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.