Você é do tipo que pensa que para estar magra precisa sofrer? Que para emagrecer precisa ficar sem os prazeres da vida? Precisa ficar sem vida social?

Você se deixa guiar por lemas como “Nunca fui o bastante” e “Não se pode ter tudo”. Pensa pequeno e cultiva conceitos baseados na escassez.

Mesmo assim, embora ninguém possa ter “tudo” – afinal, isso faz parte da vida –, eu acredito que você, com toda a certeza, é capaz de possuir “tudo o que realmente quer”.

Você almeja uma carreira de sucesso ou ter mais tempo para ficar com a sua família?  Você quer se dedicar ao seu processo de emagrecimento ou se divertir?  Você deseja ser magro ou ter vida social com amigos? Você pretende enriquecer ou fazer o trabalho que ama?  Você quer ter um estilo de vida saudável ou emagrecer?

Você não precisa escolher uma ou outra. Você pode ter ambas as coisas. Com um pouco de criatividade, você pode ter o melhor dos dois mundos.  De agora em diante, quando você se confrontar com uma situação do tipo “ou uma coisa ou outra”, a questão fundamental a perguntar a si mesmo é: “Como posso ter as duas coisas?” Esse questionamento mudará a sua vida. Ele o livrará de um modelo de escassez e limitação e, em troca, lhe dará um universo de possibilidades e abundância.

Esta é uma idéia errada. Afirmar que para ter uma coisa, preciso deixar outras coisas da vida é absurdo. Volto a perguntar: o que é mais importante – o seu braço ou a sua perna?  Ambos, é claro.

 O modo de pensar “ou uma coisa ou outra” também ilude as pessoas que acreditam na seguinte idéia: “Eu não sou merecedora de ter coisas boas em minha vida”

Então a dica de hoje é: Sempre pense que pode ter as duas coisas e pratique pensar em ter “as duas coisas” e crie maneiras de conseguir isso. Sempre que se encontrar diante de duas alternativas, pergunte-se: “Por que não posso ter ambas?”.

Abraço.

Andrea Romão

Psicóloga e Coach Especializada em Reeducação Emocional no Processo de Emagrecimento.