Foto do(a) blog

Teretetês e conversês

Ela Me Chamou De "Figura"

Nada é mais broxante do que alguém te chamar de "figura".

PUBLICIDADE

Por Lusa Silvestre
Atualização:

 

Conhecem a expressão pavonear? Vem do hábito acasalador desta decorada ave, o Pavão. Quando ele quer ganhar uma fêmea, quando ser notado, o Pavão abre a cauda em milhões de cores e matizes. É uma cauda que mistura LED e LSD, pra ficarmos atualizados nas tecnologias visuais e químicas. Impressiona, e as fêmeas - algumas - acabam solapando diante de tanta beleza.

 

PUBLICIDADE

Dito isto, considere um rapaz assim, como eu: careca. Ou um sujeito baixinho. Ou mesmo um rapaz cabeludo, alto - mas com alguns buraquinhos de espinha nas maçãs do rosto, lembrança da adolescência encalhada. Não temos a cauda, percebe? Nada estético, lindão, laureado, nada que possamos apelar. O que nós, que também não somos ricos, temos é a personalidade. Uma inteligência exibicionista, um comentário bem encaixado, uma opinião diferente. É assim que nos pavoneamos.

 

Nessa, o bom humor é arma mortífera. Seres humanos - meninos e meninas - adoram uma piada. Diante de uma moça bonita, os mal-feitos pela natureza desembestam a fazer graça sobre quase tudo. É uma atrás da outra, pra não deixar a dama respirar mesmo. Com a experiência dos anos, aprendemos inclusive a evitar assuntos que, apesar de potencialmente divertidos, podem causar celeuma. O humor das pessoas muda todo ano; tem piada que era boa em 2014 - mas que hoje rende apedrejamento virtual sumário, nossa senhora.

 

E humor dá certo. Está provado que funciona. Daí o sujeito sai provocando, caçando sorrisos. Quer chamar a atenção da dama, quer impressionar, quer mostrar que não faltará assunto em um - quem sabe? - jantar a dois. A moça ri, mostrando o piano dentário cintilante, o investimento bem feito em odontologia. Tudo certo. Até que ela, limpando as lágrimas de tanta alegria, diz que você é "figura". Percebem? Chamou de "figura"! Aí, rapaz, pode desistir. "Figura", para quem entende do assunto, significa "acho você engraçado, mas não vou te levar a sério". "Figura" é a mesma coisa que "gosto de você como um irmão". É broxante. Você serve para comentários jocosos no zapzap, para ouvir confidências, para ir em passeata no Largo da Batata - mas não para as lidas do amor.

 

E não há nada que possa ser feito. Você escolheu o caminho da graça, acreditando que seria uma trilha inca levando para o Machu Picchu do amor. Não deu certo: você virou "figura". O jeito é encaixar o golpe e ir contar piada em outra freguesia. Você poderia até tentar outra persona bastante eficiente na sedução: o Bad Boy. Sujeitos maus também têm seu encanto; sugerem aventuras indescritíveis e perigos incessantes. Mas, desde o primeiro Sapiens, nenhum "figura" ainda conseguiu virar Bad Boy. Seria uma mutação inédita na biologia. "Figuras" são bonzinhos, nunca Bad Boys. Um dia vão dar valor.

Publicidade

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.