Foto do(a) blog

Teretetês e conversês

Deu certo o seu carnaval ?

E aí: conseguiu passar o carnaval como o planejado ? Namorou, descansou, leu, se vingou da vida, lavou a égua, tirou o atraso ? Ou você se guardou pra quando o carnaval chegar de novo ?

PUBLICIDADE

Por Lusa Silvestre
Atualização:

Você, garotão que tanto queria se vingar da ex pegando todas, conta pra gente: conseguiu ? Tirou o atraso de cinco anos de namoro ? Valeu a pena se guardar tanto tempo, pra depois lavar a égua de domingo a cinzas ? Apareceu quantidade suficiente de mulheres pra esquecer a outra lá ?

PUBLICIDADE

E você, gatinha normalmente comportada, foi à forra do namorado negligente, adquirindo experiência em outras bocas? Quando ele disse que ia sozinho pra Recife você prometeu se vingar. Aconteceu ?Tem foto pra postar no Instagram, ou você prefere que ele fique imaginando, a pulga dando festa atrás da orelha ?

O garoto tímido quando sóbrio: aproveitou o beijaço generalizado para acumular milhagem pro resto do ano ?Se preparou para a seca que sempre vem no dia a dia, crise hídrica na sua horta ? Usou a festa pantagruélica de Momo para fingir-se pegador ?

A romântica solteira tem dois anos: achou a alma-gêmea no bloco ? Guardou seu amor e sua nudez para alguém que surgiu numa carruagem alegórica de ouro, cantando Agostinho da Silva ? Encontrou finalmente o amor da sua vida - ou ficou pro ano que vem ?

Tem também o casalzinho que, finalmente, viajou a dois. Primeira vez. Aconteceu tudo aquilo imaginado quando a pousada foi reservada ? Sexo, jantares, bronzeadores, gargalhadas - ou o feriado serviu para o desencanto geral, para que os dois percebessem que a convivência por mais de duas horas é um troço borocoxô e irritante?

Publicidade

Ou aquele leitor (ou leitora), que já no começo do ano se sente cansado, judiado, sofrido: deu para ficar o tempo todo de barriga pra cima na piscina, pilha de livros de um lado, copo de Aperol no outro ? Carnaval não é só abadá; tem gente que precisa descansar. E aí ? Vai voltar na quinta com o corpo recuperado, dez horas de sono por dia ?

Aquela moça que já aprontou de tudo, mas que este ano resolveu ter distância do samba - e foi velejar em Ilhabela. O trabalhador que esperava que o ócio pudesse clarear o rumo da própria carreira - e leu Eduardo Gianetti. O maratonista que ia tirar os cinco dias para tratar do joelho. O budista que ia fazer retiro na Chapada. O sujeito que precisava economizar e ficou vendo Netflix.

A exposição do Ron Mueck que faltava visitar. O filme que tinha que ser visto antes do Oscar. O trabalho que não fica pronto. O cachorro que nunca passeia. A receita que nunca vira prato feito. Os pais que nunca mais encontrou. O carnaval serviu pra tudo que você queria - folgas, repensamentos, alegrias - ou ficou guardado pro próximo?

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.