Foto do(a) blog

Comportamento, saúde e obesidade

Opinião|Será que você quer emagrecer?

Os gatilhos emocionais que fazem com que permaneça acima do peso requerem um olhar mais profundo do que somente uma saída mágica

PUBLICIDADE

Foto do author Luciana  Kotaka
Atualização:
 Foto: Estadão

Seria bem interessante se essa pergunta fosse realizada em tom de brincadeira, mas infelizmente a proposta aqui é séria.  Se você respondeu rapidamente que quer sim perder peso, te convido a pensar com muito carinho e olhar para a sua relação com o seu corpo e a comida.

PUBLICIDADE

Comer é um comportamento que proporciona um prazer intenso para um grande número de pessoas, e é muito gostoso mesmo, afinal uma comidinha bem preparada sacia a fome e alimenta a alma. E o melhor de tudo, não há nada de errado nessa situação. Porém, muitas vezes a comida se torna a única fonte de prazer e como mudar essa realidade sendo que é ela que dá sustentação para as dores que você não consegue olhar e resolver?

Agora sim começamos a entender por que questiono se realmente você deseja perder peso. Fica claro para você?

É muito interessante já repensar a sua resposta, pois perder peso pode sim significar olhar para tudo que por anos deixou trancado dentro do porão do seu inconsciente, e com certeza é nesse momento que a maioria das pessoas dá um passo atrás e se recusa a enfrentar o processo de limpeza.

Já fica mais fácil de compreender como as empresas ou clínicas que oferecem perda de peso rápido crescem descontroladamente, o foco do emagrecimento se torna externo, e as pessoas acabam se convencendo de que haverá uma forma mágica de perder peso sem que tenham que fazer uma mudança realmente efetiva em relação ao que sentem e se comportam.

Publicidade

Todo esse processo é bem compreensível, pois por que devemos abrir os porões do inconsciente para olhar o que causa dor? Porém, é nesse momento que decide se realmente quer ou não perder peso, pois a comida é um excelente mecanismo de defesa, mesmo sendo temporário, para amenizar a dor, a tristeza, a solidão, a raiva, as mágoas e traumas.

Muitos pacientes conseguem olhar para esse contexto e dizer que não querem emagrecer, conseguem entender o que implica essa mudança e na grande maioria das vezes não se sentem preparados para esse enfrentamento. E está tudo bem, cada um com o seu tempo e liberdade de escolha.

Só é preciso ser sincero consigo mesmo e entender que correr atrás de algo mágico não irá ajudar, que estar acima do peso, em muitos casos, é uma escolha, mesmo que inconsciente. É uma defesa contra a dor, diz respeito a várias situações que não estão bem ou que, de alguma forma, sublimou e faz questão de negar a si mesmo.

Todos nós temos um porão particular onde guardamos memórias de experiências que vivemos, muitas vezes são situações boas, outras não. Nem sempre o que pensamos estar relacionado com o peso que carregamos no corpo é realmente a causa primária que dispara o comer compulsivo, por isso a autorresponsabilidade cabe a quem sofre com esse mal. Tomar consciência de que mudar depende de atitudes concretas, tanto em relação a uma boa alimentação, quanto à atividade física, e que muitas vezes não consegue colocar em prática essas mudanças, porque tem um eu dentro de si mesmo que pede proteção e a gordura faz esse papel.

 

 

 

 

 

 

 

 

Opinião por Luciana Kotaka
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.