Foto do(a) blog

Comportamento, saúde e obesidade

Opinião|Não preciso concordar com você para ser seu amigo

São as diferenças que nos fazem ampliar nossa percepção a respeito da vida

PUBLICIDADE

Foto do author Luciana  Kotaka
Atualização:

 

 Foto: Estadão

Talvez esta seja uma das questões mais sérias neste momento, basta compartilharmos nossas opiniões nas redes sociais para sentirmos isso na pele. Vivemos um momento onde a pressão para sermos iguais e seguirmos as mesmas tendências é muito forte, nos tornamos a ovelha negra se não acompanharmos a mesma linha de pensamento.

PUBLICIDADE

Nem sempre precisa ser uma situação que envolva grandes projetos, como a política, nos deparamos com momentos desafiadores quando, por exemplo, decidimos parar de comer carnes, ou mesmo seguimos com uma alimentação mais saudável. Vamos a um almoço de domingo e quem faz a comida não se conforma com a nossa escolha, e o momento que deveria ser de união vira um campo de batalhas.

Precisamos gostar dos mesmos políticos, de exagerar nas bebidas quando vamos a um barzinho, de compartilhar a mesma orientação religiosa, e quando ousarmos seguir por um caminho diferente das pessoas com as quais convivemos, enfrentaremos alguns atritos.

Os donos da verdade estão em toda parte, querem a todo custo provar que estão certos em sua forma de pensar, não conseguem compreender que não existe uma verdade única, que há muitas outras formas de se enxergar a vida. Quem ousar ser diferente será imediatamente excluído de sua vida, ou a pessoa pensa e age como ele, ou não serve para ser seu amigo ou pertencer a sua tribo. Mas, afinal, quem pode dizer o que é ou não certo para outra pessoa?

Já enfrentamos muitas dificuldades para encontrarmos um caminho que seja confortável e que se alinhe com os nossos desejos, e ainda precisamos defender as nossas escolhas como se não tivéssemos condições de escolhermos o que nos faz bem. É preciso seguir no caminho que acreditamos ser o melhor para nós, conscientes de que não iremos agradar a todos ao nosso redor, e mesmo que outras pessoas estejam em caminhos diferentes, podemos acolher e conservar a amizade baseados no respeito.

Publicidade

Romper com padrões que a nossa sociedade tenta nos impor é um tanto desafiador, por isso é preciso estar atento à voz que vem do coração, seguir a intuição e deixar fluir. É essa diversidade que promove um colorido a mais em nossas vidas, poder ousar e experimentar novas formas de se comportar e pensar, pois é assim que crescemos e nos transformamos em grandes pessoas.

A transformação sempre chega por meio das pessoas que ousaram pensar fora da caixa, que conseguiram ser firmes em suas decisões, por isso não permita que ninguém lhe diga o que é certo e nem como deve pensar ou se comportar, afinal quem gosta de verdade de você ficará ao seu lado mesmo quando não estiverem alinhados com as suas escolhas.

Opinião por Luciana Kotaka
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.