Nessa época do ano muitas pessoas se incomodam com os quilinhos adquiridos durante o inverno e se desesperam, pois em breve o verão irá chegar. No início do inverno acabam se desligando dos cuidados com a alimentação, vão se escondendo dentro das roupas pesadas ignorando o desconforto que sentirão em breve em relação ao peso.

Porém, em algum momento se darão conta que o verão irá chegar, as roupas já começam a incomodar, estão muito apertadas e nada fica confortável. Saem em busca de ajuda e na maioria das vezes ignoram as recomendações básicas para perderem peso de forma adequada e sustentável.

Toda perda de peso é um processo que requer cuidados que vão influenciar diretamente no sucesso ou no fracasso da meta pretendida. Normalmente as pessoas acabam recorrendo a medicações, chás, dietas rígidas e até mesmo usando compostos vendidos pela internet e sem comprovação de eficácia e segurança. E é nesse momento que o círculo vicioso recomeça.

Mesmo com um histórico de perda e reganho de peso nada os convence de que essas estratégias rápidas não são as melhores opções e logo vão se embrenhando em um caminho que os faça sentirem melhores, mesmo que esse seja um resultado provisório.

Esquecem-se de que todo peso eliminado voltará, pois na verdade não ocorreu uma aprendizagem, não houve tempo suficiente para mudarem de comportamento. Sempre que queremos alcançar uma meta é fundamental que esta seja condizente com a realidade. Perder peso requer tempo, mudança real de hábitos e um querer real de se mudar padrões alimentares.

Não adianta ignorar o protocolo sobre emagrecimento, é necessário que as metas sejam realistas, pois caso contrário poderá desanimar e se sentir impotente, se achando fracassado. A alimentação deve ser equilibrada, por isso é importante que não passe fome e possa sim comer o que também lhe traz satisfação, porém na medida certa. Os aspectos emocionais contam muito, a comida acaba servindo de muletas para muitas insatisfações da vida. Já atividade física deve ser frequente, uma hábito que deve ser incorporado não só com o objetivo de emagrecer, mas também por melhorar a saúde de forma generalizada. É preciso estar claro que tudo que vem fácil vai embora rápido e são raros os casos que alguém se mantém com um peso adequado utilizando os meios não recomendados.

Desta forma aproveite que ainda estamos no inverno e comece já as mudanças necessárias para que desta vez você fique satisfeito não apenas um mês, mas por muito tempo.