PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Comportamento, saúde e obesidade

Opinião|Metas realistas são fundamentais no processo de perda de peso

Toda mudança de hábitos requer tempo e disciplina para se alcançar resultados efetivos

Foto do author Luciana  Kotaka
Atualização:
 Foto: Estadão

 

Nessa época do ano muitas pessoas se incomodam com os quilinhos adquiridos durante o inverno e se desesperam, pois em breve o verão irá chegar. No início do inverno acabam se desligando dos cuidados com a alimentação, vão se escondendo dentro das roupas pesadas ignorando o desconforto que sentirão em breve em relação ao peso.

PUBLICIDADE

Porém, em algum momento se darão conta que o verão irá chegar, as roupas já começam a incomodar, estão muito apertadas e nada fica confortável. Saem em busca de ajuda e na maioria das vezes ignoram as recomendações básicas para perderem peso de forma adequada e sustentável.

Toda perda de peso é um processo que requer cuidados que vão influenciar diretamente no sucesso ou no fracasso da meta pretendida. Normalmente as pessoas acabam recorrendo a medicações, chás, dietas rígidas e até mesmo usando compostos vendidos pela internet e sem comprovação de eficácia e segurança. E é nesse momento que o círculo vicioso recomeça.

Mesmo com um histórico de perda e reganho de peso nada os convence de que essas estratégias rápidas não são as melhores opções e logo vão se embrenhando em um caminho que os faça sentirem melhores, mesmo que esse seja um resultado provisório.

Esquecem-se de que todo peso eliminado voltará, pois na verdade não ocorreu uma aprendizagem, não houve tempo suficiente para mudarem de comportamento. Sempre que queremos alcançar uma meta é fundamental que esta seja condizente com a realidade. Perder peso requer tempo, mudança real de hábitos e um querer real de se mudar padrões alimentares.

Publicidade

Não adianta ignorar o protocolo sobre emagrecimento, é necessário que as metas sejam realistas, pois caso contrário poderá desanimar e se sentir impotente, se achando fracassado. A alimentação deve ser equilibrada, por isso é importante que não passe fome e possa sim comer o que também lhe traz satisfação, porém na medida certa. Os aspectos emocionais contam muito, a comida acaba servindo de muletas para muitas insatisfações da vida. Já atividade física deve ser frequente, uma hábito que deve ser incorporado não só com o objetivo de emagrecer, mas também por melhorar a saúde de forma generalizada. É preciso estar claro que tudo que vem fácil vai embora rápido e são raros os casos que alguém se mantém com um peso adequado utilizando os meios não recomendados.

Desta forma aproveite que ainda estamos no inverno e comece já as mudanças necessárias para que desta vez você fique satisfeito não apenas um mês, mas por muito tempo.

 

Opinião por Luciana Kotaka
Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.