Nesse momento estamos enfrentando desafios bem complexos e está sendo necessário nos adaptarmos com muita rapidez, o que nos levou a uma série de mudanças das quais não estávamos preparados. Tudo o que era familiar e rotineiro se quebrou. Passamos a cuidar muito mais da higiene, a utilizar máscaras e a evitar contatos com outras pessoas, causando um imenso desconforto e estranhamento.

Fomos orientados a ficar em casa, a deixar de visitar parentes e amigos, a não dar aquela saidinha no final de semana que nos ajudava a desestressar, tudo para evitar o contágio de um vírus invisível, mas que pode ser mortal. Não podemos ver o Coronavírus, mas ele nos assombra, pode nos pegar em qualquer momento em um pequeno descuido. Ele pode estar em qualquer lugar e não temos nenhum instrumento que nos traga segurança ou que emita um alerta.

E mesmo diante desse caos é importante mantermos a calma e o equilíbrio emocional, um imenso desafio para muitas pessoas. Estão explodindo casos de ansiedade, pânico, depressão, comportamentos obsessivos compulsivos e tentativas de suicídio. Diante desses dados é importante entendermos que é preciso criar novas formas de realizarmos nossas atividades e assim desenvolvermos ferramentas internas para passarmos esse momento da melhor forma possível.

Algumas pessoas continuam trabalhando como antes, outras já estão desempenhando suas tarefas seguras dentro de suas casas, e outras ainda, estão em busca de encontrarem uma nova forma de desenvolverem seus trabalhos. Esse momento exige muita criatividade, calma e inovação, quanto mais rápido encontrarmos uma alternativa, mais tranquilo será esse processo de adaptação.

A seguir algumas dicas importantes a serem seguidas:

– Tenha uma agenda do dia, se organize para poder colocar em prática alguns trabalhos, projetos ou mesmo para ter uma rotina;

– Levante cedo todos os dias, tome um banhe e se arrume como se fosse sair para trabalhar;

– Faça alguma atividade física, nas mídias sociais e aplicativos encontramos diversas modalidades de aulas gratuitas ou com valores acessíveis;

– Leia livros, assista documentários, filmes, ocupe sua mente com assuntos leves, divertidos e que traga informações importantes para a sua vida espiritual, emocional, profissional e financeira;

– Pratique técnicas de respiração, meditação, yoga, pois são excelentes recursos para diminuir a ansiedade e manter o equilíbrio emocional;

– Aprenda a tocar um instrumento musical, deixe de lado o medo e se entregue a experiência que a música proporciona;

– Dormir é fundamental para a nossa saúde, o corpo precisa de descanso e pelo menos de oito horas de sono, não troque o dia pela noite, siga uma rotina.

Agora é com você, estou na torcida para que todos nós possamos sair dessa pandemia mais fortes e  muito mais otimistas diante das adversidades que a vida nos oferece.