Como não falar sobre comida e afeto nos dias atuais, principalmente em época de quarentena em que todos estamos carentes de afeto em algum nível.

Muitos estão afastados de seus pares, de familiares e amigos, um momento de restrição que está nos forçando a ficar em casa recolhidos sem poder usufruir de uma série de atividades que nos são prazerosas.

A comida é um dos prazeres que estão presentes dentro de nossa casa, basta dar alguns passos até a cozinha e já achamos algum alimento para dar um afago para a alma.

Desde que somos pequeninos a comida chega como um alento trazendo relaxamento e bem-estar. Depois na casa dos avós sempre tem uma comidinha especial e muito carinho, não existe comida sem afeto concorda?

Exato! Comida traz conforto, afeto e acolhimento, então é preciso estar atento à quantidade e qualidade dos alimentos escolhidos para preencher nosso corpo de nutrientes e não de comida lixo.

É claro que todos nós gostamos de comer algo que não seja tão saudável de vez em quando e está tudo bem, mas é importante não abusar, e sim buscar melhorar as escolhas a cada dia.

Sempre que esse tema vem à tona causa um certo desconforto em muitas pessoas, até porque para muitos a comida chega a ser um inimigo mortal do qual tenta se livrar a todo custo visto os ponteiros da balança que não mentem. É um conflito sem fim, um lado querendo manter o peso e o outro querendo se entregar às diversas delícias que satisfazem a alma e acalma.

Sendo assim a minha proposta é levar a reflexão de como seria possível conciliar o desejo de comer e a necessidade de afeto, para que desta forma não se ganhe peso desnecessariamente e não comprometa a saúde física e emocional.

Veja abaixo algumas opções para substituir o desejo de comer por alguma outra opção que também promova prazer:

– Escolha uma música que te faz sentir-se bem e dance pelo menos uns quinze minutos todos os dias, desta forma sentirá prazer com a música e ficará relaxado;

– Consuma comidinhas gostosas que sejam nutritivas e menos calóricas, fale com uma nutricionista;

– Um chá quentinho ou um chocolate quente com canela para acompanhar uma boa leitura ou um filme;

– Atividades como jogar baralho, montar quebra-cabeça, jogar xadrez são fortes aliados para se manter concentrado e tirar o foco no futuro, que normalmente traz ansiedade e, consequentemente, vontade de comer.

Aposto que você tem várias opções para serem colocadas em prática, que tal começar já?