Foto do(a) blog

Comportamento, saúde e obesidade

Opinião|A carência pode ser sua aliada no processo de cura

Ao compreender as dores emocionais internas ressignificamos nossos comportamentos e assim estabelecemos relacionamentos mais saudáveis

PUBLICIDADE

Foto do author Luciana  Kotaka
Atualização:
 Foto: Estadão

Estamos constantemente repetindo comportamentos que revelam dores internas e na maior parte das vezes não temos a percepção do quanto a nossa criança ferida é a chave para ressignificar toda a nossa história.

PUBLICIDADE

Muitas vezes nem temos a percepção de que estabelecemos relações disfuncionais por sentirmos uma carência profunda, um buraco emocional. Por mais que o outro se esforce dentro do relacionamento para nos agradar, nunca é o suficiente, o vazio não tem fim e exigimos algo que o outro não é capaz de nos dar.

Nesse  processo perdemos diversos parceiros, pois não dão conta de responderem a essa demanda. A carência é imensa e irá exigir um olhar mais apurado sobre si mesmo para que se alcance a cura.

É importante entender que quando nunca estamos satisfeitos, quando sentimos que o parceiro nunca nos dá o que precisamos emocionalmente, pode ser que precise curar a si mesmo. Olhar para as próprias queixas e procurar identificar a constante insatisfação. O que o que você quer receber do outro é possível? Nada nunca está bom? Quer estar o tempo todo controlando e recebendo atenção?

Quando identificamos que quando éramos pequenos não nos sentíamos amados, que faltou carinho, acolhimento, validação por parte de nossos pais, aí nesse momento podemos parar e buscar a compreensão de que não conseguiremos curar nossas dores se não nos acolhermos. Talvez seja um pouco desafiador compreender essa questão, mas a carência nos  mostra que esse é o caminho, acolher a si mesmo, compreendendo que se não teve acolhimento e amor na infância não há nada a fazer, pois toda essa história ficou no passado, e hoje só é possível ressignificar toda essa dor.

Publicidade

Atualmente existem diversas técnicas que auxiliam nessa cura interna como, por exemplo, com o trabalho da psicologia, que é uma área que possui uma vasta caixa de ferramentas para auxiliar na cura emocional.

Desta forma, ao olhar para si mesmo, identificar que a carência é sua e que o outro não tem o poder de preencher o buraco emocional que sente, é nesse momento que a busca por resolver esses conflitos internos se faz necessária.

Saia desse círculo vicioso da carência, entenda o que é seu, o que precisa de cura, pois somente desta forma conseguirá sentir-se feliz e mais preenchido. O acolhimento,  o respeito pelos próprios sentimentos te libertarão para viver uma vida mais assertiva emocionalmente.

 

Opinião por Luciana Kotaka
Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.