Foto do(a) blog

Sobre beleza, moda, experiências e tendências da vida

Obsessão por alimentação saudável pode se tornar doença

Saiba quais são os sintomas desse novo transtorno alimentar chamado ortorexia

PUBLICIDADE

Por Gabriela Marçal
Atualização:

Um dos sintomas de quem tem ortorexia é condenar aqueles que não têm uma alimentação saudável Foto: Naomi Kuwashima/ Free Images

A busca abusiva por uma alimentação saudável e a ansiedade por resultados rápidos em termo de emagrecimento estão se tornando cada vez mais comuns e já preocupam os nutrólogos e os nutricionistas. Os profissionais estão usando o nome ortorexia para designar os viciados nessa filosofia que prega uma alimentação baseada apenas em itens naturais, integrais, orgânicos e sem corantes, gordura trans, conservantes e, em alguns casos, isentos também de glúten e lactose. Essa obsessão pode levar a outros transtornos alimentares, como a bulimia e a anorexia, e a problemas psicológicos, como depressão, irritabilidade, insônia e afastamento da sociedade.

"É a nova doença da década, mas ainda não foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde. Ela tem tudo para ser enquadrada como uma doença, mas por ser algo muito recente e existir um limite muito tênue entre o que é normal e o que é patológico ainda não foi reconhecida", explica a médica nutróloga, Liliane Oppermann.

PUBLICIDADE

De acordo com a nutróloga, o fator decisivo para se determinar que uma pessoa está passando pelo transtorno alimentar ortorexia é quando há algum sofrimento em nome da alimentação super correta. "A pessoa ortoréxica passa a viver em função de prevenir todos os problemas e alergia alimentares, mas, por exemplo, apenas quem tem a doença celíaca deve evitar o glúten."

A restrição do cardápio dos ortoréxicos diminui significativamente a quantidade de vitaminas necessárias para uma dieta balanceada. "O extremismo leva à deficiência de ferro, zinco, vitamina B12 e cálcio no corpo. Em consequência desse radicalismo podem surgir doenças como a anemia, aumentar o risco de doenças imunológicas, hipertensão e outras", afirma Liliane.

O tratamento da ortorexia deve ser feito com um psicólogo e com um nutrólogo ou endocrinologista.

Cuidados para não se tornar ortoréxico

  • Não falar o tempo inteiro sobre alimentação saudável;

  • Não sofrer caso não tenha acesso ao alimento correto;

  • Frequentar ocasiões sociais sem deixar de se alimentar, mesmo que continue fazendo a opção pelo mais saudável;

  • O acesso indiscriminado a informações sobre alimentação saudável e a disseminação de perfis de Instagram sobrebem estar favorecem o surgimento desse transtorno.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.