Vivienne Westwood já tinha usado fios brancos para um ensaio fotográfico

Os fios ruivos foram uma das marcas de Vivienne Westwood durante muitos anos, mas recentemente a estilista apareceu com os cabelos brancos e muito curtos. Segundo a porta-voz da grife, Vivienne raspou a cabeça para chamar atenção para a causa ambiental das mudanças climáticas. Mas ela acrescentou: “e em segundo lugar, ela queria cortar os fios vermelhos por um tempo e mantê-los brancos para mostrar que ela está orgulhosa de sua idade”.

Vivienne Westwood com cabelos ruivos e após assumir os fios prateados

Vivienne juntou-se ao time de mulheres que assumem seus cabelos brancos com muito orgulho e – para o espanto de alguns – com bastante vaidade também. Sandra, Lucy, Elaine, Mariangela foram unânimes ao dizer que assumir os fios prateados não é desleixo. Elas se importam com a aparência sim, mas querem que o reflexo no espelho seja o mais parecido possível com a história de vida de cada uma.

Apesar de nenhuma delas se negarem a cuidar da beleza, a rotina de pintar os cabelos com tintas ou henna a cada 10 ou 15 dias é geralmente descrita como uma prisão pelas adeptas desse estilo. “Decidi assumir os fios brancos porque não aguentava mais me submeter à escravidão de ficar retocando a raiz dos cabelos a cada 15 dias”, explica Sandra Ortegosa, arquiteta e professora universitária.

Sandra Ortegosa começou a ter fios brancos logo depois de completar 20 anos

Se manter a cabeleira sempre com a tintura em dia não é fácil, abandonar os tonalizantes também é uma tarefa dura. O período de transição até os fios completamente naturais exige muita paciência e persistência. “No começo foi um pouco difícil, já tinha feito umas 3 tentativas fracassadas. Decidi aproveitar o período de inverno pra deixar a raiz crescer e em setembro dei uma tosada no cabelo”, conta Sandra.

Passar a tesoura na parte do cabelo que ainda está tingido é uma saída comum. Lucy Freitas, atriz e designer de joias, 62 anos, encontrou na própria tinta outro caminho para chegar aos cabelos brancos. “Eu usava tintura da cor chocolate e para não aparentar um aspecto ruim, fui subindo os tons atá ficar loira. Tudo isso para a raiz branca não contrastar com o restante do cabelo”.

Lucy Freitas decidiu abandonar a tintura para ter a liberdade de assumir a própria idade

Para esse grupo de mulheres, a reação das pessoas não foi uma dificuldade, não que todos as apoiaram, mas elas estavam tão decididas e determinadas que não foram influenciadas por aqueles que são à favor da tintura. “Algumas amigas entraram em choque, por que quando uma mulher decide assumir os cabelos brancos, de certa forma ela denuncia que as amigas também têm, mas tingem”, conta Sandra Ortegosa.

Os fios brancos de Elaine Maximo, monitora de sistema de câmeras de segurança de Belo Horizonte, 49 anos, ainda não são predominantes em seu cabelo, mas já incomodam muito – as outras pessoas. “Um dia fui ao aniversário de uma amiga de colégio, tínhamos nos reencontrado depois de anos sem nos ver, e antes que pudesse parabenizá-la pelo aniversário ela me perguntou quando iria pintar os cabelos.” Foi então que ela decidiu criar a página no Facebook ‘Tenho cabelos brancos, e daí?’.

Elaine Maximo começou a ter poucos cabelos brancos na adolescência.

Mas nem todos são contra à adesão aos fios prateados, principalmente, a família e os amigos começam a apoiar depois de um estranhamento inicial. Mariangela Ferreira, recepcionista, 59 anos, conta que recebe muitos elogios. “Percebo que meus cabelos se destacam, as pessoas na rua, nos lugares públicos, perguntam se são naturais, e acham bonitos”.

Além de liberdade, essas mulheres também buscam igualdade. Lucy Freitas, atriz e designer de joias, 62 anos, diz que sempre se incomodou com a máxima que diz que homens com cabelos brancos são charmosos, mulheres que não usam tintura são relaxadas.Isso a incentivou a provar que mulheres com fios brancos também podem ser atraentes. “Penso que nossa história também tem que ser contada por nossa imagem. Cada vez que me olho no espelho, vejo o que os anos fizeram comigo e o que eu fiz com os anos. E o resultado continua me agradando”.

E essas mulheres prateadas contam o segredo para cuidar dos fios brancos: sempre usar produtos específicos para esse tipo de cabelo e lavar o cabelo a cada 15 dias com xampu específico para tirar o amarelado.

 

Mariangela Ferreira assumiu os cabelos brancos há dois anos