Foto do(a) blog

Um outro olhar sobre as notícias

Por que contratar gays - e mulheres e negros - é bom para os negócios

Será que um dia o bolso vai vencer o preconceito?

PUBLICIDADE

Por
Atualização:

No último sábado, 6, cerca de 300 jovens deixaram de lado a folga para passar um dia todo falando de trabalho. Mais especificamente, sobre como ser gay, lésbica ou transgênero e conquistar espaço no mundo profissional sem ter que se esconder.

PUBLICIDADE

Organizado pela organização americana Reaching Out e trazido ao Brasil pela consultoria McKinsey, o evento tem palestras com profissionais LGBT e uma feira de recrutamento. Assim, além de ouvir a experiência de outros, os jovens entram em contato com empresas interessadas em contratá-los.

Neste ano, em sua terceira edição, a conferência teve 12 patrocinadores - e uma novidade. Entre as várias multinacionais - Bain & Company, Microsoft, AmBev, AT Kearney, The Boston Consulting Group, Goldman Sachs, IBM, JP Morgan, Dow e SAP -, um escritório de advocacia com atuação nacional, o Mattos Filho. Será que as empresas nacionais estão aprendendo a ver o valor da diversidade?

 Foto: Estadão

Assim como as mulheres e os negros, as pessoas LGBT estão sub-representadas nos cargos de chefia nas empresas. E, embora muita gente não pareça preocupada com isso - basta ver que homens brancos heterossexuais ainda são maioria esmagadora em cargos de diretoria e conselhos de administração nas empresas brasileiras -, várias pesquisas vêm mostrando o valor da diversidade para os negócios.

Um estudo da McKinsey, por exemplo, mostrou correlação entre diversidade na liderança e melhores resultados financeiros. As empresas com maior diversidade de gênero tinham, em média, 15% a mais de chance de ter resultados acima da média para o setor. Nas com maior diversidade racial, essa chance subia para 35%. Já as companhias com menor diversidade tinham menos probabilidade de ter um desempenho acima da média.

Publicidade

"Ter funcionários diversos ajuda a lidar com tarefas e públicos diversos", afirma Heloisa Callegaro, sócia da McKinsey. "Times formados por pessoas diferentes funcionam melhor e também representam melhor a sociedade onde as empresas fazem seus negócios". Heloisa lidera a iniciativa de recrutamento de mulheres na América Latina e é coautora de estudos sobre a importância da diversidade de gênero para as empresas.

Um dos resultados mostra, por exemplo, que, na América Latina, uma participação maior das mulheres nas posições executivas leva a uma valorização 44% maior das ações da empresa. É uma constatação parecida com o que encontraram na Europa.

Segundo dados da consultoria, se as mulheres participassem da economia do mesmo modo que os homens, o PIB anual do mundo poderia ficar US$ 28 trilhões maior até 2025 - um acréscimo de 26% acima do esperado. É como se o mundo ganhasse uma produção do tamanho das economias de Estados Unidos e China, só para dar uma ideia.

Num país em recessão, como o Brasil, é ainda mais importante olhar para esse potencial. Segundo o estudo da McKinsey, melhorar um pouco a participação das mulheres na economia poderia fazer o PIB da América Latina crescer 10 pontos porcentuais acima das atuais estimativas. Seria ótimo, não é mesmo?

Para Heloisa, o debate sobre a inclusão das mulheres é o mais avançado no Brasil, e a inclusão do público LGBTQ também tem caminhado, mas ainda precisamos trabalhar muito pela inclusão racial. Talvez o País esteja tão atrás porque reluta em assumir o problema do racismo.

Publicidade

Embora nem sempre a inclusão de grupos caminhe na mesma velocidade, os avanços de um podem ajudar os outros. "A diversidade muda a cultura da empresa, ataca os preconceitos velados. E, mesmo que o trabalho esteja focado em promover um grupo, outras minorias podem se beneficiar, porque essa ação muda a cultura que era predominante", diz Brian Rolfes. Sócio da McKinsey e diretor global de recrutamento, ele lidera a iniciativa voltada a profissionais LGBTQ. Foi dele uma das palestras aos jovens no sábado.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

"Como o objetivo da empresa é recrutar, desenvolver e reter os melhores talentos do mercado, ter uma cultura que espanta uma parte desses talentos é prejudicial", diz Brian. "Aqueles que nunca saem do armário têm 75% mais chances de abandonar seus empregos". Poder ser quem se é em todos os lugares aumenta a satisfação e, claro, a produtividade. Mas isso ainda não é a regra no Brasil. Segundo uma pesquisa divulgada no ano passado pelo Center for Talent Innovation, 61% dos profissionais LGBT brasileiros não se assumem no trabalho.

Na McKinsey, desde que a empresa decidiu promover a diversidade de orientação sexual, o número de pessoas abertamente gays, lésbicas e transgêneros quintuplicou - são cerca de 500 hoje. E mais de 2000 os chamados "aliados", funcionários interessados em trabalhar pela causa e treinados para apoiar esse público.

"Uma vez eu estava em uma conferência da empresa e um grupo de funcionários começou a fazer comentários sobre gays. Eles não sabiam que eu era gay. Eu não queria interrompê-los, porque o clima ficaria chato, mas um aliado encerrou a conversa. Perguntaram se ele concordava com os comentários. Ele, hétero, pai de três filhos, disse que não. E ainda completou: 'Na verdade, me incomoda que vocês estejam fazendo esse tipo de comentário'." Quem conta a história é Rafael Felippe, gerente de engajamento da McKinsey e responsável por trazer o Reaching Out ao Brasil.

Claro que qualquer pessoa não preconceituosa poderia ter feito o mesmo por Rafael. Mas o fato de a empresa treinar os funcionários para identificar preconceitos, velados ou não, e promover aliados pode melhorar o ambiente de trabalho para as minorias.

Publicidade

Heloisa conta que também já houve cliente que reclamasse de receber uma equipe liderada por uma mulher. "A empresa disse, então, que essa era a pessoa certa para comandar o trabalho. Se eles quisessem, ficaríamos felizes. Mas não mudaríamos a equipe só porque era uma mulher." "Às vezes, o trabalho nesse cliente resistente é bem-sucedido justamente porque foi liderado por uma mulher. Isso pode mudar a cultura da empresa e abri-la para um grupo que representa 52% da população mundial", afirma Brian.

Mulheres, negros, LGBTQ, somos, juntos, uma maioria. Uma maioria capaz de lidar com realidades diferentes e ajudar, junto com os homens brancos héteros de sempre, a encontrar melhores saídas para os problemas. É o que os números mostram. Será que um dia o bolso falará mais alto do que o preconceito?

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.