PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Direto de Paris, um olhar para a moda sem fronteiras

EFEITO CHANEL

Por Igi Ayedun
Atualização:

Chanel abre o terceiro dia da temporada de Alta Costura cultivando sonhos.

Vamos falar a verdade, todo amante de moda sonha com algum dia assistir um desfile da Chanel. Não necessariamente por amor à grife mas sim pelo fato dos desfiles da Maison serem sempre grandes espetáculos. Em um momento em que o formato convencional das semanas de moda é questionado, Karl Lagerfeld continua criando submundos espetaculares através das passarelas.

Minha primeira vez foi em uma temporada de prêt-à-porter, fui convidada pela minha ex-roomate que trabalhava na Chanel. Lembro exatamente que meus olhos brilhavam tanto diante de algo tão grandioso e absurdo, que mal prestei a atenção nas roupas. Ah, o deslumbre dos recém chegados! E ainda rolou performance ao vivo da banda Chromatics - uma das minhas favoritas - e assim me vi embalada em um pico duplo de emoções.

Entretanto, nunca presenciei um desfile de Alta Costura da Chanel até essa manhã. E sempre quis saber do que se tratava o tal do espetáculo-Chanel versão privé. Ontem, no meio da minha crise de gastrite ( que está assolando minha cobertura ) saí batida até a Rue Cambon para buscar meu convite assim que minha (SUPER) amiga avisou que ele estaria ali me esperando. Uma dádiva!

Claro que ninguém é melhor ou pior por ser convidado ou não para um desfile desses, mas hoje entendi que tudo é uma questão de... Espaço. A área de apresentação é muito menor, o que diminui a quantidade de arquibancadas e nos deixa mais perto do mise en scene de Karl e consequentemente das roupas. Entendi também que o cuidado que cada artesão, costureira e dezenas de pessoas da equipe Chanel dedicam durante meses a fim de construir cada peça deve ser igualmente apreciado. Isso sim é Couture! Não aquela ideia vaga de status e sensação de centralização de poder que o Instagram nos proporciona.

Publicidade

Ainda refletindo sobre o valor da apreciação, Lagerfeld foi ainda mais longe ao colocar todos os convidados distribuídos dentro de uma estufa fictícia para apresentar moda, exclusividade (?) e flores. Enquanto o prêt-à-porter vai às ruas e ao supermercado, a Haute Couture sugere a energia térmica e a manutenção da vida através da natureza. Sempre achei o Monsieur Lagerfeld muito do subversivo!

A cenografia circular era feita em recortes de papel pop-up, assim como o convite, onde flores coloridas se revelavam em "desdobraduras" e piruetas abrigando o promenade de um exército de fadas da elegância que portavam tailleurs em tons vivos e doces, e alguns exibiam detalhes minuciosos como punhos internos em organza plissada. Uma profusão de paetês, tule, seda, voil e o clássico tweed contrapunha leveza e rigidez em alusão ao relacionamento floral "O Cabo e a Pétala" do conto que acabei de inventar.

Destaque máximo para os gorros de tricô bordados em pérolas e ornamentados com flores de acetato, os quais mais uma vez reafirmam a obsessão de Karl Lagerlfed pelas ruas e a sua insistente ação eficaz de agregar ao luxo novas simbologias. Não muito longe desse pensamento, está também a silhueta chave da coleção: Saias de cintura baixa combinadas a tops cropped e casaquetos provando que barriga de fora nem sempre é vulgar e que até as mais chiquérrimas merecem um toque fancy 2000.

Verdade verdadeira, o #streetcouture da Chanel já virou hit e você ainda vai ver muitas tendências febris inspiradas na manhã de hoje. Contudo, pensar em Alta Costura e não pensar em festa é impossível. Nesse quesito, Karl também não deixou a desejar. Maxi mangas de maxi flores encabeçavam desde vestidos midi de corte reto até os mais esvoaçantes. Os escolhidos da noite também ganharam complementos indispensáveis, como capas, xales e luvas transparentes e a noiva moderníssima encerrou o desfile de camiseta estruturadinha, escoltada por quatro deuses - onde três deles eram brasileiros! Mihaly Martins, Alexandre Cunha, Thomaz de Oliveira, Amanda Sanchez e Cris Herrmann, e o tupinternacional conquistando a Cidade Luz.

Thomaz de Oliveira, Mihaly Martins, Amanda Sanchez e Alex Cunha no backstage do desfile.

Publicidade

Cris Herrmann revelando a beleza do dia assinada por Sam Mcknight.

Ode à Couture e às verdadeiras amizades!

Um beijo.

@igiayedun

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.