PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Impressões sobre a vida e seus arredores

Deus, deuses

A velha dúvida: sabemos lidar com eles?

Por Raul Drewnick
Atualização:

pixabay Foto: Estadão

Os gregos não sobrecarregavam Deus. Sua índole democrática estendia-se aos assuntos da religião: eles tinham vários deuses incumbidos de tocar o mundo adiante. Parece ter funcionado bem. Existir um só deus é uma ideia antipática, que faz lembrar a história do coroa perna de pau a quem dão a camisa 10 por ser ele o dono da bola. Não me recordo de ter lido, em nenhum texto bíblico, que Deus soubesse bater um escanteio.

PUBLICIDADE

A literatura nos engoda quando proclama a perenidade de seus deuses e nos incita a acreditar na nossa própria, se a eles formos semelhantes. De qualquer modo, se de algum deus, eterno ou não, quero ser súdito é de, digamos, Shakespeare.

Shakespeare, pronuncio o teu nome como um crente pronuncia o nome de Deus.

Hoje ele se olhou no espelho ao sair do banho e começou a rir ao ver seu ventre. Que desfaçatez é a dos que dizem ter sido o homem feito à semelhança de Deus. Com a idade que Deus já deve ter, não seria o caso de sentirmos piedade por Ele?

Se não acreditarmos na existência de Deus, a quem dirigiremos nossas indagações, nossas súplicas e, principalmente, nossas queixas? Sem Deus, a quem culparemos por nossa incapacidade e incompetência? Deus é o nosso Mordomo preferido e, como os aristocráticos assassinos de Agatha Christie, traz sempre sua adaga de prata ensanguentada, na qual jamais encontrarão nossas digitais.

Publicidade

Deus andou por aqui esta madrugada. Vi vestígios de Seus passos, embora Ele os tenha feito leves, para não me acordar. Se me despertasse, sabe que eu me agarraria a Ele e Lhe perguntaria que pecados carrego de outros tempos, que crimes cometi. Devo ter matado inocentes e dizimado rebanhos. Devo ter me me banhado na luz de Lúcifer e, com meus cascos de bode, marcado o peito de mil e duzentas virgens. Deus me mantém longe, Deus não me quer entre os Seus.

Se Deus fosse recatalogar os homens de acordo com o temperamento, as predisposições, o caráter, não creio que chamasse Freud para ajudá-Lo. Os candidatos favoritos eu imagino que seriam Shakespeare e Dostoiévski. E, se Ele decidisse optar por um psicanalista, creio que o escolhido seria Arthur Schnitzler, que era também romancista. Personagens em ação tornam-se bem mais interessantes do que meramente nomes num script, e Deus talvez se revelasse, finalmente, um bom diretor.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.