PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O melhor das (nem tão) celebridades das redes sociais

Com veias 'saltadas', Graciele Lacerda nega uso de anabolizantes

Os vasos aparentes, segundo ela, são resultado de treino pesado e exposição solar; especialista explica

Por Editoria do Emais
Atualização:

Graciele Lacerda. Foto: Instagram/@gracielelacerdaoficial

Graciele Lacerda, noiva do cantor Zezé di Camargo, publicou vídeos em seus stories do Instagram em que nega o uso de anabolizantes. A resposta foi dada após seguidores associarem a utilização das substâncias às veias 'saltadas' exibidas por ela em algumas fotos ou ao rosto "masculinizado".

PUBLICIDADE

"Por causa do sol e também quem malha muito pesado, as veias saltam porque dilatam. Como eu malhei braço ontem à noite e eu estava no sol, dilatou as veias (sic), isso é normal", explicou Graciele.

Ela voltou a dizer que não toma anabolizante e afirmou que "não tem nada contra quem toma", mas nunca teve coragem de consumir o produto. "Prezo pela minha saúde, acho que a gente consegue resultado com exercícios e alimentação. A gente não precisa ficar tomando veneno", comentou. "As pessoas precisam aprender a diferença entre quem toma e quem não toma."

/

Nos vídeos, Graciele disse que treina muito - "quem me acompanha sabe" - e tem uma dieta muito restritiva, não come carne vermelha nem frango. "Mas às vezes me dou o luxo de comer as coisas, não sou neurótica, saio da dieta, mas compenso depois. É um equilíbrio", contou.

José Luiz Aziz, cardiologista integrante da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), explica que as veias, de fato, dilatam quando se faz algum tipo de exercício físico, seja leve, moderado ou pesado.

Publicidade

"Isso ocorre porque o músculo [em atividade] é nutrido pelo sangue, que é conduzido pelas veias. Para esse sangue voltar para o coração [após a atividade], ele depende das veias também, o que vai dar mais volume e ter reflexo de dilatação maior", diz o médico.

O calor, segundo ele, também provoca a dilatação dos vasos, tanto que, no verão, é mais fácil tirar sangue, porque as veias estão mais relaxadas e, no inverno, elas ficam mais contraídas. Aziz afirma que esse tipo de volume dos vasos é uma adaptação do corpo, não algo patogênico.

O cardiologista explica ainda que anabolizantes, na verdade, consomem gordura corporal. "Isso faz com que as veias fiquem mais aparentes. Às vezes, ficam o tempo todo, mesmo quando param [de fazer o exercício]", afirma.

No caso de Graciele, que também falou sobre ter um porcentual de gordura baixo no corpo por opção, as veias acabam, de fato, ficando mais visíveis. Aliando isso à prática constante de atividade física, a dilatação é evidente.

/

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.