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Educação dos filhos e estimulação da inteligência infantil

Você sabe como se forma a memória emocional das crianças?

As crianças são verdadeiras “esponjas” que vão captando todas as imagens e sensações à sua volta. Essas imagens vão formando sua memória.

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Por juliaescolaaed
Atualização:
 Foto: Estadão

No último post falamos como podemos ajudar os filhos a serem cada vez mais inteligentes, e ajudá-los a contemplar a realidade tal qual ela é, sem deformá-la.

Hoje vamos falar sobre outra faculdade de extrema importância: a memória emocional.

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As crianças são verdadeiras "esponjas" que vão captando todas as imagens e sensações à sua volta.

Essas imagens vão formando sua memória.

A memória, por sua vez, é acessada pelo cérebro constantemente. É acessada em milésimos de segundos e vai desenvolvendo ideias ou sentimentos no subconsciente da criança. Esses sentimentos e emoções são produzidos de forma espontânea, sem necessariamente depender do comando do EU consciente.

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Dessa forma, são formadas janelas de memória que podem ser neutras, "killer" ou positivas.

As janelas neutras são as mais frequentes e não apresentam problemas; já as "killer" são as que geram sentimentos e emoções negativas como medo, ansiedade, insegurança, tristeza, desânimo e outras que bloqueiam o hemisfério esquerdo, a capacidade de raciocinar e o potencial criativo e intelectual. É o caso do aluno que está muito bem preparado para a prova e na hora de fazê-la, "dá branco". Ou o engenheiro que tem medo de falar e não consegue apresentar suas ideias e vê-las implementadas.

Finalmente, as janelas positivas são aquelas que ajudam a criança a formar uma identidade equilibrada e de aceitação, que a impulsiona à ação e à tomada de responsabilidade com audácia e otimismo.

Daí a grande necessidade de pais e educadores prepararem seus filhos/alunos a gerenciarem suas emoções e formarem janelas da memória positivas. É fundamental todo o processo acadêmico ser acompanhado pelo crescimento emocional, da afetividade positiva. A imagem que a criança tem de si mesma não deveria ter filtros do tipo: "não vou conseguir porque sou lenta", "sou desorganizada", "sou incapaz...".

Cada criança é única e tem um potencial único, um diamante a ser polido. Para isso, precisa ser alimentada com imagens bonitas e não com lixos asfixiantes e feios; precisa ser alimentada com emoções alegres e de confiança ao invés de críticas e de julgamentos.

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Algumas dicas:

- Elogiar o que a criança faz bem feito;

- Corrigir em particular (não em público);

- Confiar no seu potencial e não rotulá-la;

- Educar para a independência, que gera sentimento de autoconfiança;

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- Evitar superproteger, o que prejudica a iniciativa e segurança;

- Evitar matar a curiosidade, descobrir o mundo junto com a criança;

- Saber ouvir de forma empática, sem olhar para o celular ou relógio;

- Dar estímulos para sua imaginação através de imagens bonitas, da leitura, música, passeios de aprendizagem e artes;

- Filtrar programas televisivos, jogos virtuais e imagens que gerem sentimentos de medo, angústia, violência e outros.

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