É o desejo de pais e educadores ajudar as crianças no seu pleno desenvolvimento pessoal. Desenvolvimento esse, que será tanto melhor quanto mais os pais conhecerem seus filhos, suas intenções, sentimentos e potencialidades.

O desenvolvimento e amadurecimento pessoal não só dependem do conhecimento por parte de pais e educadores, mas também de um ambiente com fundamentos autênticos, apoiado sobre a plataforma da verdade, construído sobre a rocha.

Segundo Luis Recio de la Serna, professor especialista em educação personalizada do Colégio Gaztelueta na Espanha, num ambiente em que se vivam a sinceridade e também a ordem, como valores base, os alunos vão conseguindo, sem se dar conta, através dos estudos e do desempenho de suas atividades escolares, adquirir várias virtudes como a resiliência, fortaleza, amizade, alegria…

Estas competências sócio emocionais fazem nascer nos alunos um espírito de superação diante das dificuldades, uma agilidade de corpo, o saber ganhar e saber perder, o levantar-se rapidamente das quedas e um grande otimismo.


A partir desta plataforma da verdade e da confiança mútua entre os professores e alunos, ou entre pais e filhos; e a partir da ordem de cada coisa em seu lugar, um tempo para cada coisa e cada coisa em seu tempo, eles vão podendo praticar cada vez mais sua faculdade de decidir, escolher e avaliar as consequências de seus atos, desenvolvendo uma capacidade de descartarem o mal e escolherem o bem, o autêntico. Com isso, o campo da verdade, ou seja, a adequação da inteligência às coisas e realidades, vai se ampliando como em círculos concêntricos e nessas sucessivas escolhas acertadas vai nascendo a responsabilidade.

Quanto maior for a responsabilidade maior será sua liberdade interior e exterior, pois o valor correspondente da responsabilidade é a liberdade. E quanto maior for sua liberdade maior será a felicidade.

Daí a grande importância de proporcionarmos às nossas crianças e aos jovens um ambiente verdadeiro para que possam desenvolver sua liberdade de consciência de forma plena.

Curta a nossa Fan Page: www.facebook.com/educarparafelicidade