timidez

Hoje vamos começar a falar sobre caracterologia, o estudo do caráter. Normalmente as mães conhecem muito bem seus filhos.

Porém nunca se sabe bastante a respeito de uma pessoa porque cada ser humano é único e  rico em conteúdo.

A obra da educação é uma arte que nunca é perfeita. É um contínuo processo de aprendizado e melhoria.

Os filhos são diferentes e devem ser tratados de forma diferente de acordo com seus temperamentos (temperamentos são inatos e o caráter é trabalhado e desenvolvido).

Algumas crianças são muito ordenadas, mas não querem dividir as coisas com os irmãos. Outras são generosas, mas incapazes de se esforçarem, e assim por diante.

Em função disso, é de grande ajuda uma ferramenta educativa de classificação dos principais tipos de temperamento, que ajude  os pais a reconhecer as diferenças, qualidades e dificuldades de cada filho em se desenvolver nas diferentes áreas.

A ideia não é rotular de forma inflexível os filhos, mas ter critérios para sermos mais justos com eles.

Seria injusto uma mãe cobrar as mesmas notas nas provas de matemática, de um filho brilhante, de temperamento naturalmente esforçado e estudioso e de um filho menos inteligente e de temperamento inativo.

Nós, mães e pais, devemos sempre avaliar o esforço e a intenção colocados pelos filhos e não apenas os resultados obtidos.

 Diferença entre temperamento e caráter:

O temperamento é resultante da constituição fisiológica; é uma inclinação natural, ou seja, fruto de tendências espontâneas.

Porém, como o homem não é apenas constituído de matéria, mas também de inteligência e vontade, pode ir contra estas tendências espontâneas através do exercício da vontade (liberdade).

Nós, seres humanos, somos capazes de, durante nossas vidas, forjarmos nosso caráter. Podemos aperfeiçoar-nos sempre mais, independente de nossos temperamentos.

Le Senne utilizou três elementos fundamentais para determinar 8 tipos de temperamento.

No próximo post, vamos conhecer esses 8 tipos de temperamento e como podemos tirar o melhor proveito e usar a favor de nossos filhos, potencializando suas habilidades e desenvolvimento da personalidade.

Curta nossa Fan Page:https://www.facebook.com/pages/Educar-para-a-Felicidade/238709242995473

Júlia Manglano é diretora da Escola A e D, que atende do maternal ao ensino fundamental e também promove cursos para pais e mães, no bairro de Campo Belo, São Paulo: http://www.escolaaed.com.br/