Seja curta ou longa, durante o verão a barba fica exposta ao sol, calor, suor, a água do mar e da piscina, fatores que podem acabar danificando os fios (foto: Unsplash)

E aí, beleza?

Cuidar da barba no barbeiro é fácil, não é mesmo? O difícil é manter os pelos faciais sob controle, em casa. E o tipo de cuidado varia também de acordo com a estação.

Assim como os cabelos, a qualidade dos fios da barba diminui durante o verão devido à exposição excessiva dos pelos faciais ao sol, mar e piscina. Estes fatores causam o ressecamento dos fios, deixando-os quebradiços e opacos. Segundo Ana Paula Kascher, da B.URB, a incidência dos raios UV, o cloro e a água salgada também podem oxidar os pigmentos dos fios, causando mudanças na coloração da barba. “É importante adotar alguns cuidados extras para manter a barba saudável durante o verão”, diz a Ana, que separou algumas dicas:

– Lave bem a barba. Principalmente após sair do mar ou da piscina, é importante que você lave a barba para tirar o cloro ou o sal que ficaram nos fios. Além disso, o sol e o calor podem aumentar a oleosidade da face, estimulando a dermatite seborreica no local. “Lavar ajudará a controlar a produção de óleo e eliminar as sujeiras. Para isso, utilize shampoos específicos para a barba, que além de limpar, removerá o acúmulo de impurezas do dia-a-dia, tornando os fios mais fortes e saudáveis”, explica.

– Mantenha a barba hidratada. Quando exposta ao sol e ao calor do verão, a barba precisa de hidratação adequada para manter-se saudável, já que esses fatores provocam a quebra das cutículas dos fios, tornando-os ressecados e quebradiços. O uso de óleo para barba pode ajudar a reduzir esse mal.

– Utilize protetor solar. A pele embaixo da barba também necessita de fotoproteção. Para quem possui a barba curta, o filtro solar deve ser aplicado em toda sua extensão. Já para quem tem a barba volumosa, o protetor não se faz tão necessário, pois o volume dos fios cria uma sombra na face e protege toda a região coberta por eles. Mas é preciso aplicar filtro solar nas falhas ou áreas que não estão totalmente cobertas pela barba. Para isso, opte por filtros solares de toque seco que não deixam resíduos e evitam que os fios fiquem brancos por causa do produto.

– Beba bastante água. Manter-se hidratado é fundamental no verão e contribui para a saúde e aparência da pele, do cabelo e também da barba. “Por isso, tenha sempre uma garrafa de água perto de você”, finaliza.