PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Beleza para homens, sem complicação

Opinião|É dos carecas que elas gostam mais

Pesquisa revela que homens carecas são vistos como 'mais másculos, altos e dominantes'

Atualização:

Careca, mas com estilo; conheça truques que podem ajudá-lo a imprimir charme e personalidade na hora de assumir a calvície ( Foto: Pexels)

E aí, beleza?

PUBLICIDADE

Não! Este artigo não é uma afronta aos cabeludos. Até mesmo porque cabeleira farta, coque e afins estão em alta entre os homens.

A verdade é que uma recente pesquisa - pesquisa conduzida por Albert E. Mannes, especialista em Psicologia Social da Universidade da Pensilvânia (EUA) - mostrou que homens totalmente carecas são percebidos como "mais dominantes, másculos, viris, confiantes, altos e fortes" do que realmente são.

Por outro lado, revelou também que homens calvos ou com cabelo apenas na laterais da cabeça são percebidos como "mais fracos e menos atraentes".

Portanto, se você é naturalmente careca, aceite a vontade da natureza e assuma sua calvície. Há truques que podem ajudá-lo a imprimir charme e personalidade a seu estilo. Anote:

Publicidade

Barba, cavanhaque e bigode

Aproveite que os pelos faciais estão cool e faça da barba sua melhor amiga; fica muito bem para quem tem pouco ou nenhum cabelo. Barba cerrada ou cheia, mas sempre bem aparada e cuidada é sempre uma ótima opção para manter o estilo e harmonizar o visual. Uma boa dica é consultar seu barbeiro sobre qual barba harmoniza com seu formato de rosto.

Curto o suficiente

Nada de fios longos, nem de volume, nas laterais da cabeça. O visual mais favorável é aquele que mantém os lados curtos e o cabelo bem aparado. Se você ainda resiste ao fato de manter o pouco cabelo que lhe resta, cuidado para que o comprimento restante não brigue com o espaço sem cabelo. Nada de comb over, a la Donald Trump ou seja, aquele cabelo dividido de lado, cobrindo a parte sem cabelo. Para quem tem "entradas" aparentes, a dica é encurtar o centro da franja o máximo possível, para que elas pareçam menores.

Zero brilho

Publicidade

Não deixe que a oleosidade domine sua cabeça: passa a impressão de desleixo. Lave a cabeça ao menos uma vez ao dia, usando um shampoo apropriado, que pode ser anti-queda, anti-olesidade ou mesmo um produto purificante. Promover uma limpeza profunda do couro cabeludo ajuda na desobstrução do bolbo capilar (onde nasce o fio) e na dilatação dos vasos sanguíneos, potenciando o crescimento dos fios. Não se esqueça da proteção solar do couro cabeludo. A saúde de seu cabelo agradece!

Assessórios-disfarce

Não! Obrigado, de nada. Chapéus, bonés e outros adereços só mesmo pro Carnaval! A não ser que esteja na praia, por exemplo. Para o dia-a-dia, nada de disfarces nem de "abafar" o couro cabeludo. Deixe sua cabeça - e mente - arejada.

Opinião por Glauco Junqueira
Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.