PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Psiquiatria e sociedade

Opinião|Você quer primeiro a boa ou a má notícia?

Foto do author Daniel Martins de Barros
Atualização:

Falaremos no boletim Ideias no Ar da Rádio Estadão sobre boas e más notícias.

PUBLICIDADE

A complexidade das nossas relações humanas, sejam pessoais, profissionais e até familiares, faz com que na maioria das vezes os fatos não tenham só um lado - quase sempre há um lado positivo e um negativo na história.

Quando temos que transmitir essa situação para alguém, o que é melhor falar primeiro, a boa ou a má notícia? Depende do lado em que estamos. Quem está falando normalmente se sente melhor ressaltando antes a parte boa da história, adiando entrar no problema. Só que isso é aflitivo para quem ouve, pois a ansiedade aumenta à medida em sabemos que tem um lado ruim na história; quando estamos recebendo a notícia, queremos ouvir logo pior parte.

Mas depende também do que se espera daquela informação. Se o objetivo é promover mudanças de comportamento é mais eficaz deixar a má notícia para o final - um médico que deseja que o paciente coma melhor ou faça exercícios, por exemplo, pode dizer que aquela doença tem tratamento, mas se ele não cumprir a prescrição a tendência é piorar. Ou o chefe que precisa que um funcionário se esforce mais, pode iniciar ressaltando o seu potencial, mas lembrando que os resultados ainda estão ruins. Nesses casos falar o lado bom no final pode reduzir a percepção da dimensão real do problema, reduzindo a eficácia na mudança necessária.

É bom saber dessa notícia antes de ter que dar a próxima.

Publicidade

Opinião por Daniel Martins de Barros

Professor colaborador do Dep. de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. Autor do livro 'Rir é Preciso'

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.