EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Psiquiatria e sociedade

Opinião|O iPhone irá mesmo derreter o cérebro do seu filho?

Fez um barulho tremendo nas redes sociais a notícias de que smartphones e tablets prejudicariam as crianças. Mas boa parte do pânico é puro sensacionalismo. A grande recomendação da ciência ainda é o velho conselho de sentar com os filhos e saber o que eles andam fazendo.

PUBLICIDADE

Foto do author Daniel Martins de Barros
Atualização:

Está causando furor nas redes sociais acessadas pelos tablets e celulares a notícias de que tablets e celulares podem fazer mal para as crianças. O site do The Guardian chegou a dar manchete "Pesquisa mostra que iPads e smartphones podem danificar o cérebro de crianças". Pânico nos pais.

PUBLICIDADE

Podemos identificar ao menos dois fatores que contribuem para esse alarmismo. A leitura superficial - e carregada nas tintas - que a mídia muitas vezes faz dos artigos científicos, e a tendência que novas tecnologias têm de gerar esse pânico moral. Já falamos antes que a tecnologia não é o problema -a questão é como usá-la (leia Anotar à mão ou no computador? e A complexidade real da vida virtual)

Começando pelo segundo, a antropóloga australiana Genevieve Bell, vice presidente na Intel Labs, acredita que nem toda tecnologia leve a sociedade ao desespero. Mas quando as novidades alteram de uma só vez nossa relação com o tempo, com o espaço e com os outros, as pessoas tendem a surtar. Sempre foi assim: é famosa a crítica que Sócrates faz da escrita, prevendo que ela acabaria com a memorização e a argumentação. De fato ninguém mais decora a Ilíada, mas quem tem coragem de pregar contra os livros? O telefone, da mesma forma, foi criticado como sendo uma ameaça para a habilidade de conversar face-a-face. Alguém disposto a extingui-lo? Por outro lado, não lembro de ouvir grandes profecias contra o e-mail, por exemplo. Sendo apenas uma carta mais rápida, ele só alterou nossa relação com o tempo. Não é de se estranhar, portanto, a gritaria com relação aos smartphones. Muito mais do telefones portáteis, seus milhões de aplicativos possibilitam mudanças em todas as esferas da vida humana. Natural que causem medo.

É aí que entra o segundo ponto. Cabe à ciência esclarecer a sociedade sobre os impactos dos avanços tecnológicos. Isso é feito com pesquisas, experimentos, estudos observacionais e assim por diante. Antes de encontrar as resposta, contudo, os cientistas devem elaborar as perguntas. Foi o que tentaram fazer os autores do famigerado artigo científico que deu origem a essa avalanche de notícias. Publicado na prestigiosa revista Pediatrics em janeiro, o texto propõe uma agenda científica: notando que as pesquisas vêm avançando muito mais lentamente do que a disseminação do uso de smartphones por crianças, os autores conclamam a comunidade a se debruçar sobre o tema. Mas ao contrário da leitura sensacionalista que caiu nas redes sociais, eles citam trabalhos que mostram aspectos positivos das novas tecnologias (como aumento das habilidades literárias) e outros negativos (maior distraibilidade por conta dos múltiplos estímulos concomitantes). Além disso, perguntam-se - perguntam-se, é bom frisar - se a capacidade de acalmar rapidamente as crianças não estaria as privando de desenvolver mecanismos de controle emocional. Belíssima questão. A ser respondida. O pânico surgiu apenas nas manchetes apressadas e histriônicas. Qual a grande recomendação do artigo? Que os pais sentem com os filhos, mexam nos aparelhos junto com eles, saibam quais apps têm usado. Conselho válido desde os tempos do telégrafo.

O site do The Guardian posteriormente corrigiu a manchete para uma versão bem mais amena, mantida até hoje: "Tablets e smartphones podem afetar o desenvolvimento social e emocional das crianças, especulam cientistas". Agora sim. Se podem afetar, podem também não afetar. Isso ainda é uma especulação. É uma boa pergunta. Mas que ainda espera uma resposta.

Publicidade

Opinião por Daniel Martins de Barros

Professor colaborador do Dep. de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. Autor do livro 'Rir é Preciso'

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.