EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Psiquiatria e sociedade

Opinião|Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo

PUBLICIDADE

Foto do author Daniel Martins de Barros
Atualização:

Dois de abril é oficialmente o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo desde 2007, segundo a ONU. Em 2013, em atenção à data, duas iniciativas no Brasil merecem ser comentadas.

PUBLICIDADE

O Ministério da Saúde lança, dentro do programa da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, a primeira política de atendimento ao autista. O programa, que tem como objetivo "qualificar a atenção a saúde por meio da criação, ampliação e articulação de pontos de atenção à saúde para pessoas com deficiência", vem lançando cartilhas que auxiliam os profissionais de saúde no diagnóstico e manejo de problemas que trazem diferentes deficiências, de surdez a síndrome de Down, por exemplo. Agora, procura destacar os principais sinais de alerta para o autismo, além de envolver o SUS especificamente no tratamento desses pacientes.

Ao mesmo tempo a secretaria estadual de saúde também traz à luz seu "Protocolo do Estado de São Paulo de Diagnóstico, Tratamento e Encaminhamento de Pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)" (disponível on-line). O documento traz as definições e critérios diagnósticos para os diversos transtornos que compõe o espectro autista, escalas de avaliação, linhas terapêuticas multidisciplinares e principais locais onde o tratamento pode ser obtido. Há alguns apêndices que destacam os tratamentos que têm evidências científicas de eficácia - detalhe que faz referência velada ao fechamento do CRIA - Centro de Referência da Infância e da Adolescência, da Unifesp, que teve seu repasse de verbas suspenso pelo governo, dentre outras justificativas, pela falta de evidências das terapias de base psicanalítica. Eu sempre apanho quando digo isso, mas de fato a psicanálise já não é considerada uma ciência, stricto sensu, desde pelo menos Karl Popper (não significa que seja inútil, mas os Estados têm que justificar suas políticas em algo mais sólido do que a história das ideias, e as evidências científicas - mesmo transitórias - são, hoje em dia, o terreno mais firme que dispomos).

Polêmicas à parte, é fundamental que a sociedade de fato siga aumentando sua conscientização sobre os diversos transtornos mentais, não apenas sobre o autismo. Males invisíveis, os problemas mentais, que podem ser crônicos e bastante incapacitantes, passaram anos sem dar a seus portadores os mesmos benefícios que pessoas com deficiências físicas gozam há bastante tempo. Note-se que só em 2012 a presidente Dilma sancionou lei afirmando que "a pessoa com transtorno do espectro autista é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais".

A psiquiatria sofre com um paradoxo inerente à subjetividade de sua área: ao mesmo tempo em que lidamos com o risco da chamada "medicalização da sociedade", tendência a encarar qualquer comportamento fora do padrão como doença a ser curada, enfrentamos o problema do subdiagnóstico, deixando de identificar pessoas que sofrem a vida toda por falta de um diagnóstico correto. Felizmente o tratamento para esses dois males é o mesmo: informação e conscientização, remédios que têm como efeito colateral uma benéfica redução do preconceito.

Publicidade

Opinião por Daniel Martins de Barros

Professor colaborador do Dep. de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. Autor do livro 'Rir é Preciso'

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.