EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Psiquiatria e sociedade

Opinião|Como cumprir resoluções de ano novo (Parte 4 de 4)

PUBLICIDADE

Foto do author Daniel Martins de Barros
Atualização:

Finalizando a série sobre as resoluções de ano novo, hoje vamos falar sobre a força de vontade na coluna Ideias no Ar, da Rádio Estadão - quais as dicas baseadas em evidências científicas ajudam a aumentá-la. Como vimos ao longo dos últimos posts (nas partes 1, 2 e 3), a falta de força de vontade é um dos principais motivos para a baixa adesão às mudanças de hábitos, mas existem formas comprovadas de lidar com o problema.

PUBLICIDADE

Em primeiro lugar é importante saber que o autocontrole gasta energia. Cansa mesmo. No entanto, assim como a força física, que pode se esgotar diante de um esforço intenso mas fica fortalecida quando repetidamente exercitada, a força de vontade também pode ser treinada. Estudos mostraram que quando as pessoas passam um tempo exercendo o autocontrole em uma determinada atividade - por exemplo, resistindo a comer besteiras ao longo do dia - desenvolvem melhor capacidade de se controlar em outras coisas quando necessário. Então a primeira dica é treinar: assim como num programa de atividades físicas, comece devagar, escolhendo comportamentos não muito difíceis de segurar, mas mantenha a regularidade no exercício. Considere o equivalente a uma academia mental.

Continuando com a analogia, é importante descansar. Quando estamos cansados, com baixa energia, é mais difícil manter decisões que dependam de esforço mental. Essa é uma das razões pelas quais dormir pouco engorda. Além disso, assim como na academia, repor a energia pode ajudar. Melhor que isso: pode nem ser necessário consumir açúcar - mais de um estudo já havia mostrado que ingerir bebidas com glicose aumenta a persistência em tarefas que necessitem de força de vontade, só que novas evidências provaram que o simples bochecho com essas líquidos adocicados é suficiente para melhorar a performance. Imagina-se que ativação de receptores de açúcar na boca dá um estímulo extra por ativar os centros de recompensa do cérebro e renovando a motivação. Então, carregar algumas balas nos bolsos é outra estratégia interessante.

Por fim, nunca subestime o poder da tentação. A não se que queiramos adotar o lema do Oscar Wilde, segundo a melhor maneira de lidar com uma tentação é ceder a ela, é importante saber que mais cedo ou mais tarde a força de vontade fraqueja. Quando estamos longe da maçã proibida, quando bem alimentados, descansados e tranquilamente pensando no futuro, é fácil cair no chamado "viés de contenção" - nesses contextos achamos que seremos mais forte que na realidade, colocando mais fé na nossa capacidade de contenção, e por isso não nos precavendo o suficiente (Por exemplo: "Vou comprar essa caixa de bombons mas vou comê-los aos poucos, tenho certeza que a caixa vai durar o um mês..."). Considere sempre que, para mudar um comportamento, o ideal é evitar as situações que sejam evitáveis. Não se engane: a carne é realmente fraca (é só uma questão de tempo) e por isso não deve ser tentada.

Não existem fórmulas fáceis para manter as resoluções de ano novo. Mas vários aspectos envolvidos com motivação, formação de hábitos e autocontrole vêm sendo estudados cientificamente, e essas dicas que procuramos juntar duras as quintas-feiras de dezembro podem aumentar a probabilidade de seus planos para o ano que vem se concretizarem.

Publicidade

Feliz ano novo!

Opinião por Daniel Martins de Barros

Professor colaborador do Dep. de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. Autor do livro 'Rir é Preciso'

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.