EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Psiquiatria e sociedade

Opinião|Como cumprir resoluções de ano novo (Parte 3 de 4)

PUBLICIDADE

Foto do author Daniel Martins de Barros
Atualização:

Às vésperas do ano novo o tigre de pelúcia Haroldo perguntou para o seu amigo Calvin o que ele gostaria de mudar no ano que chegava. "Mudar?! Até onde eu sei eu não tenho nada que mudar, estou perfeito do jeito que estou, ok?!", respondeu o moleque indignado.

PUBLICIDADE

A não ser que também acreditemos nisso (realmente espero que não), o fim do ano é um bom momento para pensar em que podemos melhorar. Claro que é possível mudar de vida em qualquer dia, mas essa época de transição convida ao ritual de mudança, e vale a pena entender quais são os segredos das poucas pessoas que conseguem - algo entre 10 e 20%.

São os "dez Cs" dos bem-sucedidos.

1 - Contenção - seja contido, e não faça muitas promessas. Quanto mais objetivos, mais dispersa a energia e menos chance de sucesso. 2 - Clareza - tenha bastante claro qual é o objetivo, seja específico e não genérico; por exemplo, em vez de "fazer mais exercícios", decida quais os dias, qual atividade, por quanto tempo etc. 3 - Cronograma - é importante estabelecer os passos para se chegar a grandes objetivos, definindo prazos para as metas intermediárias com intuito de verificar o progresso. 4 - Controle - checar regularmente a evolução de acordo com o cronograma ajuda a não perder o ritmo. 5 - Comemoração - estabeleça recompensas para as pequenas vitórias; planeje com antecedência quais os prêmios você de dará a cada objetivo intermediário alcançado. 6 - Comunicação - conte para os outros qual sua meta, compartilhe com amigos; além do apoio externo, isso contribui com uma dose de constrangimento. 7 - Cercamento - cerque-se de lembretes, sinais, estímulos, objetos e tudo o mais que não te deixe esquecer do que você quer e de como será recompensador chegar lá. Pessoas que deixam espelho na cozinha emagrecem mais, por exemplo. 8 - Contar com o pior - é importante levar em conta que nem tudo serão flores, pensar no que pode dar errado e quais são os problemas esperados ajuda a lidar com os obstáculos que surgirem. 9 - Caiu-levantou - as recaídas acontecem mesmo entre os que são bem sucedidos, e não devem ser motivos de desistência. A maioria das pessoas que conseguem manter as resolução vêem nas recaídas um estímulos a mais para continuar. 10 - Continue - a persistência fundamental na aquisição e desenvolvimento de novos hábitos. Cansaço, estresse e falta de força de vontade são os principais motivos de fracasso. Mas como no famoso slogan dos alcoólicos anônimos, continuar só por hoje ajuda a persistir.

E escolha muito bem o que deseja. Não só porque as decisões com motivação sincera têm muito mais chance de prosperar. Mas também porque os votos de "Que todos seus desejos se realizem" é uma tradicional maldição cigana.

Publicidade

Opinião por Daniel Martins de Barros

Professor colaborador do Dep. de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. Autor do livro 'Rir é Preciso'

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.