PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Psiquiatria e sociedade

Opinião|Até onde pode ir um comediante? A qualquer lugar que não me ofenda?

O Charlie Hebdo gerou polêmica ao publicar uma charge com Aylan Kurdi, garoto morto num naufrágio cuja foto comoveu o mundo. O que levanta a pergunta: quem o comediante pode ofender antes que nos indignemos?

Foto do author Daniel Martins de Barros
Atualização:

O jornal francês Charlie Hebdo voltou a ser notícia ao publicar uma charge em que faz referência ao menino Aylan Kurdi, refugiado sírio fotografado morto numa praia após um naufrágio. O gancho é a onda de estupros e violência que ocorreu na Alemanha na noite do dia 31 de dezembro. Centenas, talvez milhares, de mulheres foram atacadas e violentadas, e parte dos criminosos presos era de refugiados que estavam legalmente no país. O tema da imigração é muito sensível: se por um lado pode ser cruel negar asilo a estrangeiros desesperados, por outros cidadãos europeus temem que terroristas se infiltrem entre os refugiados para realizar ataques, ou que os ingressantes se tornem párias e criminosos. A onda de crimes no réveillon puxou de novo o pêndulo para o lado dos que apontam os riscos do abrigamento - o que também é simplista, já que embora muitos dos criminosos fossem estrangeiros, a maioria dos estrangeiros não se torna criminosa, é evidente.

PUBLICIDADE

Então, numa tentativa de satirizar os que aproveitaram esses crimes para aumentar o estigma contra imigrantes e convencer os governos a dificultar-lhes o asilo, o cartunista Laurent "Riss" Sourisseau desenhou dois homens correndo atrás de mulheres com as legendas: "O que Aylan Kurdi teria se tornado se tivesse crescido? Um perseguidor sexual na Alemanha." A polêmica foi imediata. O que, para mim, mostra que a piada é ruim. Só o fato de ter que explicá-la já atestaria isso. Pessoas reagiram como se Aylan fosse o alvo da piada, mas não era. O que o cartunista tentava ridicularizar era justamente as pessoas que ficaram compungidas com a foto do garoto morto, mas agora estão com medo dos refugiados por conta de ataques sexuais. Expor a contradição entre essas posturas, acreditou Riss, poderia ser engraçado.

Infelizmente, não foi.

O humor é um misto de contradição, surpresa e alguma violação de regras. Mas não basta reunir violação e contradição de forma surpreendente para ter graça. Há comediantes que conseguem criar boas piadas com câncer e os que não conseguem fazer rir nem com a política. Mas a discussão maior é: eles têm liberdade total? Eu sinceramente acho que não - como já disse antes, auto intitular-se comediante não é salvo-conduto para ofender quem quiser - a liberdade não é um bem supremo. (Não sou a favor da censura prévia a nenhum tema, mas dizer "É piada" não pode isentar de responsabilidade pelo que se diz).

Mas nesse episódio todo outra contradição me chama atenção: a postura das pessoas que defenderam o Charles Hebdo quando ele satirizava o profeta Maomé e agora se indignam. Quer dizer então que os cartunistas podem ofender quem quiserem, desde que não nós?

Publicidade

Opinião por Daniel Martins de Barros

Professor colaborador do Dep. de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. Autor do livro 'Rir é Preciso'

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.