EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Psiquiatria e sociedade

Opinião|A Revolta das Passagens

PUBLICIDADE

Foto do author Daniel Martins de Barros
Atualização:

Quando uma amiga que não pega ônibus, mora em Higienópolis e trabalha no Morumbi - ficando, portanto, sujeita aos vários transtornos que as mobilizações vêm causando na cidade em seu trajeto diário - confessou-me que "estava com vontade" de participar das passeatas, confirmei o que há alguns dias vinha sendo dito: o movimento já foi muito além dos protestos pelo aumento das passagens. Os líderes do Movimento Passe Livre (MPL) se esforçam para dizer que o grito predominante nas ruas é sim contra os vinte centavos a mais, justificando que chamar as pessoas para protestar contra a política ou contra a corrupção não atrai tanta gente. É verdade. Mas não é mais possível negar que são histórias como a da minha amiga que vêm multiplicando exponencialmente a adesão aos protestos. Em meio às palavras contra o preço da tarifa ouvem-se críticas aos gastos com a Copa, à violência policial, à corrupção.

PUBLICIDADE

Aturdidos com o que vemos, jornalistas, intelectuais e acadêmicos ainda demoraremos a compreender e traduzir adequadamente a real dimensão e a profundidade dos eventos que se desdobram aparentemente de forma autônoma. Seu significado não é mais pré-determinado, mas emerge da reunião dos indivíduos e assume, por isso, um caráter dinâmico que implode as agendas ocultas interessadas.

Ainda assim, arrisco que nosso incontrolável impulso de seguir a massa tem um papel em tudo o que está ocorrendo. Provavelmente por termos evoluído em sociedade é bastante arraigada em nós a tendência a imitar o comportamento alheio. Viver em bando, afinal, implica muitas e contínuas interações, tornando muito custoso - se não impossível - decidir constantemente como agir. Poupamos essa energia ao ir com o rebanho, evitando ter que deliberar a cada segundo - são muitas as experiências mostrando que quanto maior o número de pessoas se comportando de determinada maneira, mais difícil é resistir à atração gravitacional da multidão. Mas não acho que só isso baste para explicar a ampliação dos protestos. (mais sobre o tema) Existe também o componente de insatisfação generalizada nos cidadãos - a sensação de que no país se trabalha para o Estado, e não o inverso, perpassa diversas camadas sociais. Quando isso vem a público em manifestações coletivas surge um conhecimento compartilhado, e em vez de nos acharmos os únicos insatisfeitos, passamos a saber que todo mundo sabe que está todo mundo insatisfeito, por um motivo ou por outro.

Portanto, a generalização das demandas, em que pese a resistência do MPL em reconhecê-la, pode ser a grande força motriz da expansão dos protestos. Mais do que estar indignadas com as tarifas de ônibus, as pessoas reconhecem umas nas outras o cansaço com as decisões governamentais que interessam mais aos políticos do que à população - seja preço de passagem, sejam gastos com Copa, seja mensalão - e tal reconhecimento aumenta a identificação com a massa. O que torna muito mais fácil ceder ao apelo daquela multidão, que além de numerosa concorda conosco.

Talvez estejamos assistindo a uma nova versão da Revolta da Vacina. Assim como aquele movimento não foi contra a vacina, mas contra um contexto político e social profundamente autoritário e excludente, a "Revolta das Passagens" agrega muito mais do que conseguimos ver agora, de tão perto, mas podemos inferir que é desse muito mais que ela extraiu até aqui sua força.

Publicidade

Opinião por Daniel Martins de Barros

Professor colaborador do Dep. de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. Autor do livro 'Rir é Preciso'

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.