Foto do(a) blog

Self-service de humor

Opinião|Queimação

Um modo alternativo de administrar as restrições alimentares.

PUBLICIDADE

Foto do author Carlos Castelo
Atualização:

Dia desses comi algo meio indigesto e me deu uma queimação daquelas.

PUBLICIDADE

Esse tipo de coisa, em meus tempos de molecote, curava-se dando tempo ao tempo. Ou, em casos mais complicados, tomando um copo de água com bicarbonato de sódio.

Acontece que o mundo hoje é uma customização só. Para se comprar um pedaço de queijo num supermercado é preciso fazer um curso de marketing da pausterização no Massachussets Institute of Technology.

Isto sem falar na obrigatoriedade de fazer cada vez mais exames médicos e participar de incontáveis consultas.

Não foi diferente comigo. Queixei-me com a esposa da tal azia persistente. No dia seguinte estava num professor-doutor especialista na matéria. A consulta, admito, foi até rápida e indolor. O problema foi a quantidade de exames que o esculápio me prescreveu. Havia naquela resma de papéis timbrados investigação até de órgãos que não possuo no corpo.

Publicidade

Demorei uns dez dias para voltar à sua mesa. O médico então estudou demoradamente aqueles números e gráficos.Coçou o queixo e deu o diagnóstico:

- Glúten. O senhor tem restrição ao glúten.

Veio a dieta. Descobri, pasmo, que esse ingrediente existe em quase tudo que repousa sobre a face do planeta Terra. Só não tem glúten em jiló. Mas jiló é a única coisa que não como. Ou seja, fiquei sem opções na hora de me alimentar.

Obviamente comecei a enfraquecer. Uma astenia tão grande que podia apanhar de um seguidor de Mahatma Gandhi. Logo veio a anemia e a esposa decidiu me apresentar a outro especialista. Mais uma batelada de exames clínicos.Tudo para, dia depois, ouvir dele:

- Além da restrição ao glúten, encontrei num dos exames alergia à lactose.

Publicidade

Sai do consultório me perguntando o que comeria dali em diante. Jiló com jiló?

Nem preciso dizer que fui obrigado a ingerir o ingerível.O bom é que voltei a ganhar uma pele corada, a anemia foi-se embora. Contudo, o objetivo de toda a minha "tour de force" não melhorava: a queimação virara um incêndio.

Liguei ao especialista pedindo novas instruções.

- A doença celíaca me parece contida, disse ele. A intolerância à lactose idem. Vou pedir mais um examezinho só. Faça e me mande o link do resultado, retorno por e-mail.

Outro jejum, outra picada. Link enviado, resposta dada:

Publicidade

- Mantenha a dieta que prescrevi. Além disso, corte açúcares, gorduras, bebidas alcoólicas, diminua o sal e exercite-se sete dias por semana.

A leitura daquilo, numa fria mensagem eletrônica, me deixou absolutamente melancólico. Pior: aumentou a azia.

Foi então que cometi um ato desesperado.Sai à rua meio sem destino. Entrei na primeira padaria, pedi pão francês com pernil acebolado e uma Fanta Uva.De litro.

Gostei. Pedi outro sanduba daqueles e um pouco mais de Fanta.

Voltei à calçada. Quando vi que estava só dei um arroto daqueles de quebrar vidraça de carro forte blindado.

Publicidade

Nunca mais tive uma queimação na vida.

 

 

 

 

 

Opinião por Carlos Castelo

Carlos Castelo. Cronista, compositor e frasista. É ainda sócio fundador do grupo de humor Língua de Trapo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.