PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Self-service de humor

Opinião|Mudança no trânsito

Um caminhão, uma Marginal e um quase acidente.

Foto do author Carlos Castelo
Atualização:

Dia desses dias levei umas das maiores fechadas no trânsito da minha vida. Quase me estropiei todo.

PUBLICIDADE

O fato ocorreu mesmo tendo eu tomado todas as precauções possíveis no que dizia respeito à minha porção motorista. Em tempo: não faz muito tempo fui atropelado no quinto subsolo de um estacionamento. Ou seja, sou mais do que gato escaldado.

A fechada foi de um caminhão. Mais especificamente um Mercedes-Benz azul da Mudanças Irineu.

Eu já tinha visto muito absurdo na vida e no caótico tráfego paulistano, mas o que esse motorista promoveu foi simplesmente inimaginável. O meu carro estava na pista da direita da Marginal Pinheiros e o caminhão de mudanças na da esquerda. De repente, ele virou abruptamente e veio se encaminhando para o meu lado. Até agora não entendi como, com aquela antieuclidiana manobra, o bólido não atingiu os automóveis que trafegavam nas pistas do meio. A cena mais parecia uma daquelas perseguições de carros do filme "A Identidade Bourne", em que veículos de todos os tipos e marcas voam, se despedaçam, carretas capotam dentro de rios etc.

Felizmente não aconteceu a parte das hecatombes na ocasião, mas foi por muito pouco.

Publicidade

Quando percebi a gigantesca massa metálica vindo para cima de mim tive a sorte de - em vez de acelerar - não fazer absolutamente nada. Acho que, pelo susto em si, entrei numa espécie de inércia. Foi o que salvou a lavoura. Se tivesse ido bruscamente para frente teria abalroado um food truck e aí ia sobrar mais kebab na Marginal do que em festa de beduíno no deserto do Saara. Se instintivamente freasse, teríamos uns sete motoboys a menos fazendo entregas na capital paulistana.

Tentei emparelhar com o cara para xingar - sou sangue quente no trânsito, não tem jeito. Mas o motorista acelerou e, para não bater nos outros, me aquietei na minha faixa. Só que fotografei o número do telefone que estava na carroceria, parei no acostamento e liguei para a firma. Deu-se o seguinte diálogo telefônico:

- Mudanças Irineu, pois não?

- Eu queria reclamar de um dos caminhões da sua empresa. Ele quase provocou um grave acidente aqui na Marginal Pinheiros agora.

- Mas nós só temos um caminhão.

Publicidade

- Só um?

- Isso. E estou dirigindo ele agora, inclusive.

- Você está na Marginal?

- Estou. No celular.

- Então vai à merda, Irineu!

Publicidade

 

Opinião por Carlos Castelo

Carlos Castelo. Cronista, compositor e frasista. É ainda sócio fundador do grupo de humor Língua de Trapo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.