Foto do(a) blog

Pra você entender o mundo dos animais

Programa permite fazer viagem virtual pelo corpo do cavalo

Nada de formol, avental ou bisturi. A partir de agora é possível dissecar um cavalo em um ambiente virtual com apenas alguns cliques do mouse. A iniciativa é da Biosphera, empresa brasileira que se especializou no desenvolvimento de animações e programas direcionados ao ensino de anatomia humana e veterinária.

PUBLICIDADE

Por Fábio Brito
Atualização:

ACOMPANHE O BLOG CONVERSA DE BICHO: FACEBOOK | TWITTER

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Crédito: Divulgação

ACOMPANHE O BLOG CONVERSA DE BICHO: FACEBOOK | TWITTER

Depois da possibilidade de visualizar detalhes do corpo humano, do cão e do rato, chegou a vez do software de Anatomia Equina 3D permitir que os usuários explorem livremente um modelo tridimensional para conhecer os sistemas e estruturas desse belo animal. Como o programa foi elaborado em camadas, é possível ver partes isoladas do cavalo ou em qualquer combinação, em diferentes ângulos e graus de aproximação. O usuário pode separar a musculatura do esqueleto, do sistema nervoso, reprodutor, respiratório, ou mesmo fazer buscas que levam diretamente ao osso, músculo ou órgão de interesse.

"Além da praticidade, o programa tem a vantagem de permitir visualizar estruturas que nem sempre são fáceis de observar em uma dissecção convencional", afirma Victor Skrabe, biólogo e sócio-diretor da Biosphera.

Publicidade

O aplicativo é mais uma ferramenta para auxiliar as atividades de professores, estudantes, criadores e demais profissionais ligados à medicina veterinária e zootecnia. Para atender um público tão exigente e garantir a qualidade do software, foi necessária uma equipe multidisciplinar na sua elaboração. Especialistas em modelagem 3D criaram um modelo bruto, que foi revisado por veterinários e biólogos. Enquanto isso, um programador organizava todas as peças em uma interface que permitisse ao usuário final interagir com as mais de mil estruturas detalhadas no software.

//www.youtube.com/embed/7DPtHhBOOCM

Mesmo antes do lançamento oficial, profissionais da área já tinham demonstrado interesse no software como material de apoio ao seu trabalho. "Comprei recentemente a versão beta do software e mostrei para nossa equipe. Ficamos impressionados com a qualidade", elogia Alexander Meister, do Centro de Educação e Reabilitação de Hannover, na Alemanha. Já para Niklas Nyhlén, membro da equipe de salto a cavalo da Suécia, o programa está sendo útil no diagnóstico de alterações relacionadas à marcha dos animais. "O aplicativo permitiu verificar alguns problemas cinéticos realmente difíceis no trabalho de campo com equinos".

A Biosphera continua trabalhando nos softwares que comercializa mesmo depois de serem colocados à venda, enviando atualizações com mais detalhes e correções a cada três ou quatro meses, sem custos adicionais. "Temos um público exigente e que precisa do programa para demonstrar partes do corpo, dar aulas e estudar. Por isso, temos o compromisso de nos aprimorar cada vez mais para oferecer um produto de qualidade", explica Estela Yuka Yamamoto, veterinária e sócia-diretora da Biosphera.

Disponível em português e inglês, o "Anatomia Equina 3D" custa R$ 127 e é compatível com Windows XP, Vista, Windows 7 e 8, além do Mac OSX. A versão para tablet e Ipad já está em desenvolvimento e deve ser lançada em breve.

Publicidade

Mais informações: http://www.biosphera.com.br/veterinaria-anatomia-equina-cavalo.asp

 

ACOMPANHE O BLOG CONVERSA DE BICHO: FACEBOOK | TWITTER

Saiba mais sobre Fábio Brito no Google

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.