PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Dicas e curiosidades sobre animais

Perfume: o vilão para cães e gatos

É sabido o quanto o olfato de cães e gatos é mais apurado que o humano. Como será que eles lidam com perfumes e cosméticos que usamos neles?

Foto do author Luiza  Cervenka
Por Luiza Cervenka
Atualização:

Olfato é o sentido prioritário paa cães e gatos - Steve Baker/Creative Commons Foto: Estadão

Um dos sentidos prioritários na vida de cães e gatos é o olfato. Inclusivo, na velhice, é um dos últimos sentidos a ser perdido (depois da visão, audição...).

Quem nunca chegou em casa com cheiro de outro animal e passou por uma mega inspeção do seu pet?

O cheiro é muito mais do q um odor. Através do olfato, cães e gatos captam diversas informações.

PUBLICIDADE

[veja_tambem]

Não podemos nos esquecer que tanto cães, como gatos, são animais caçadores, mas também são presas. Por isso, devem minimizar ao máximo o seu próprio cheiro. Mas nada que agrida o olfato sensível.

Publicidade

Os perfumes remontam os anos em que a higiene era falha. Por isso surgiram cheiros fortes e agradáveis para mimetizar os odores fétidos. Flores, folhas e árvores foram os substratos mais utilizados para extrair as fragrâncias. Mas só tinha acesso aos perfumes mais preciosos aqueles de alto poder aquisitivo ou realeza.

Flores eram usadas para extrair perfumes - Chrismatos ?90% OFF, sorry/Creative Commons Foto: Estadão

Ainda hoje, a utilização de perfume remete a algo limpo, higienizado e com requinte. Os melhores perfumes são utilizados por pessoas de maior poder econômico.

Como os pets são nossos filhos, queremos passar a eles essa mesma cultura do perfume e cheiros agradáveis aos humanos.

Exatamente: agradável ao humano. Nenhum cachorro ou gato gosta de usar perfume. O que pode acontecer é haver uma associação entre um determinado cheiro a algo que o animal goste muito. Por exemplo, cães que têm acesso à cama do tutor somente no dia que tomam banho.

Alguns perfumes irritam os animais, deixando-os mais reativos. Alguns tentam retirar aquele cheiro forte rolando na grama ou até na carniça. Dá uma olhada no vídeo abaixo.

Publicidade

O ideal é dar banho com produtos neutros, sem cheiro ou com cheiro beeeem fraquinho. E nada de borrifar perfume após o banho.

Se mesmo assim seu cachorro ficar com cheiro ruim, leve ao dermatologista. Ele pode estar com algum problema de pele, que o perfume não irá resolver, aquelas esconder. Igual acontecia lá na idade média.

Apesar de termos nossa cultura humana, decidimos por pegar uma outra espécie e colocar na nossa casa. A cultura e hábito dela é outra e deve ser respeitada.

Então, se você quer garantir o bem-estar do seu pequeno, pare já de passar perfume nele. Ele vai te agradecer!

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.