PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Dicas e curiosidades sobre animais

Cuidado redobrado no outono para tosse dos canis

Problemas respiratórios, oftalmológicos e nas articulações estão entre os principais casos, segundo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV)

Foto do author Luiza  Cervenka
Por Luiza Cervenka
Atualização:

Outono chega com dias mais frios e risco de doenças - gureu/Creative Commons Foto: Estadão

O outono já começou e é caracterizado por dias mais curtos, com temperaturas frias principalmente à noite e sensação de ar mais seco. Em vista disso, durante a estação, a procura por consultas veterinárias tendem a aumentar em 30%, sendo os casos mais comuns problemas respiratórios, oftálmicos e articulares. Para cuidar da saúde do seu pet, veja algumas dicas de cuidados durante esta época:

PUBLICIDADE

Cuidados com os olhos

Ressecamento e irritação da mucosa ocular são os registros mais comuns da estação. Faça sempre a limpeza dos olhos dos pets com água limpa ou solução fisiológica. É importante ficar atento a qualquer alteração para que o animal não venha a ter uma conjuntivite. A qualquer alteração na coloração da secreção do olho, levar imediatamente ao médico veterinário.

[veja_tambem]

Dores nas articulações

Publicidade

Os animais seniores ou acometidos por problemas osteoarticulares podem sentir maior sensibilidade ou desconforto no outono. Sintomas de doenças crônicas articulares, como a osteoartrose, podem surgir. Fique alerta em relação à dores nas articulações ou colunado seu pet. Caso perceba alguns desses sinais, procure o médico-veterinário.

Cuidado com a tosse dos canis

A baixa umidade é comum nesta época o que aumenta a propagação de doenças respiratórias causadas por vírus ou bactérias. Em cães, a mais comum é a doença respiratória infecciosa canina (DRIC), popularmente conhecida como tosse dos canis ou gripe canina. É uma doença contagiosa e aguda, que afeta principalmente o trato respiratório superior dos animais. Seu contágio se dá pelo ar ou por contato direto com animais infectados. No caso de gatos, é a rinotraqueíte infecciosa, causada pelo vírus HFV-1, que acomete os gatos. Animais filhotes e idosos são os mais afetados acompanhados dos pets com focinhos mais curtos - como é o caso dos cães da raça Pug e dos gatos Persas. Os sintomas são semelhantes aos da gripe humana, como tosse, febre, coriza, espirros e falta de apetite, engasgos, principalmente à noite.

No caso da tosse dos canis, o principal agente é uma bactéria Bordetella bronchiseptica, adenovírus tipo 2, parainfluenca, segundo a médica-veterinária Emilene Prudente, Coordenadora Técnica de Animais de Companhia da Zoetis.

A vacina contra tosse dos canis é a melhor prevenção - Foto: Zoetis

Para prevenir os cães dessa doença, existem três tipos de vacina: injetável, intranasal e acaba de chegar ao Brasil a oral. Cada uma tem sua especificidade e deve ser conversado com o médico veterinário qual deve ser aplicada a depender de cada caso.

Publicidade

Um animal bravo, por exemplo, talvez seja mais fácil oferecer a vacina oral. Mas se tiver dificuldade de engolir medicação, a injetável pode ser a mais indicada. Se necessitar de efeito mais rápido, o ideal pode ser a nasal.

Se o animal está em dia com a V10, por exemplo, já está protegido contra parainfluenca e adenovírus, porém, na maioria dos casos, a doença é causada pela bactéria bordetella. Os três tipos de vacina combatem essa bactéria.

Segundo Emilene, deve-se haver a conscientização do médico veterinário e do tutor para poder fazer a melhor escolha. "Dar opções para necessidade de cada animal é de extrema importância" aponta.

A vacina via oral é cômoda por ser uma dose única e de não receber picada. "Pode trazer uma maior sensação de bem-estar ao tutor. É semelhante ao Zé gotinha para as crianças".

"É uma vacina mais que necessária para cães que frequentam pet shop, praça, creche, rua, etc." explica Emilene.

Publicidade

A preocupação com a tosse dos canis deve acontecer o ano todo, não só no outono ou inverno. "O lançamento de uma vacina é importante para falar da saúde como um todo, sobre a importância da vacinação, de levar o animal ao médico veterinário e fazer check up" conta Emilene.

Idosos e filhotes sofrem mais com a mudança de estação - Paul Davies/Creative Commons Foto: Estadão

Cuidados com a alimentação e hidratação dos pets

Para manter a imunidade alta, é necessário cuidar da alimentação e da hidratação. É importante oferecer alimentação de qualidade, rica em nutrientes, que ajude a mantê-los saudáveis.  Nos dias frios, os animais tendem a diminuir a ingestão de água. Por isso, mantenha sempre água limpa e fresca à disposição e coloque mais potes de água pela casa. Ofereça alimentos com maior umidade, como é o caso de sachês e patês completos e balanceados, para aumentar ainda mais a ingestão hídrica dos pets.

O bem-estar e saúde dos pets é de nossa responsabilidade. A qualquer dúvida, busque o médico veterinário.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.