Foto do(a) blog

Dicas e curiosidades sobre animais

Como um gato diz "não"?

Quando os humanos não respeitam o espaço ou desejo dos gatos, os felinos se defendem com arranhões e mordidas.

PUBLICIDADE

Foto do author Luiza  Cervenka
Por Luiza Cervenka
Atualização:

Gato bravo - Hernán Piñera/Creative Commons Foto: Estadão

Fama de agressivos, impulsivos, autossuficientes e de pouca interação. Assim são os gatos. Ainda há diversos mitos com a espécie, mas muito está relacionado a não compreensão de seu comportamento.

PUBLICIDADE

Quando um cachorro não deseja algo, ele demonstra de diversas formas. A que mais prestamos atenção é o rosnado e a mordida. Mas antes disso, há diversos outros sinais, mostrando o incômodo com determinada situação. Os chamados de calming signals, ou sinais apaziguadores, podem ser observados facilmente, se compreendidos.

Levantar somente uma pata, lamber o focinho (sem estar com fome), bocejar (sem estar com sono), orelhas para trás, sacudir o corpo (sem motivo aparente), rabo baixo, evitar olhar para a situação são alguns dos exemplos. Se esses sinais fossem observados por todos os humanos, diversos acidentes, principalmente com crianças, poderiam ser evitados.

Respeite o espaço

Apesar de amarmos essas criaturas peludas e queremos agarrá-los o tempo todo, o espaço deles deve ser respeitado. E não somente os cães. Mas principalmente os gatos.

Publicidade

Quando falamos dos gatos, o mais fácil de observar são as orelhas. Quando elas estão para trás, grudadas no crânio, saia de perto. O próximo passo pode ser um belo arranhão ou mordida.

Como a maior parte da população não é ensinada a compreender tanto os sinais dos cães, quanto dos gatos, muitos peludos acabam tendo a fama de maus ou agressivos. Porém, muitas vezes, é a única forma que o animal tem para expressão seu desconforto a que está sendo submetido.

Gato agressivo? - Andrey Bondar/Creative Commons Foto: Estadão

Pegar no colo

Agarros, beijos, selfies e pegar no colo pode ser um ato de tortura para qualquer gato! Eles não gostam de fazer nada forçados. Se eles quiserem, eles buscam seu colo. Se você forçar pegá-lo ou beijá-lo, cuidado com as patadas.

Eles não são agressivos, apenas sabem defender suas vontades melhor que muitas espécies. Mesmo assim, é possível treinar o gato a aceitar ou tolerar o colo.

Publicidade

Para entender tudo sobre esse assunto, assista o vídeo abaixo.

Banho em gato

Há aquele mito de que gatos odeiam banho ou água. Todavia, os felinos utilizam a água para se hidratar, caçar e se refrescar. Tudo no momento que eles desejam. Não quando nós, humanos, queremos.

Deixar uma bacia com água e brinquedos é uma ótima forma de ensinar os bichanos a gostarem de água. Assim, quando quiser dar banho, poderá usar essa bacia ou mesmo os brinquedos para associar o momento a algo positivo.

Se você tentar força-los, talvez você ganhe alguns arranhões decorativos e umas cicatrizes eternas. Tudo isso para eles garantirem que você compreendeu o recado.

Publicidade

Caixa de transporte para gato

Se tem algo que todo tutor de gato já passou é o dilema para colocar o peludo na caixa de transporte. É nesse momento que os maiores acidentes podem acontecer. Além de arranhões e mordida, você será encarado com um olhar mortal e fuzilante de ódio.

Mas calma! É possível ensinar o gato a se acostumar com a caixa de transporte. Veja nesse vídeo.

Dar comprimido para gato

Certeza que a última vez que você tomou aquele super arranhão envolvia uma seringa ou um comprimido. Essa situação é a garantia de que seu gato irá minimamente cuspir em você ou te fatiar em sashimi. Ficou claro que eles odeiam tomar remédios?!

Publicidade

Já existem diversas alternativas para minimizar esses acidentes e o estresse na hora da medicação. Mas já adianto, nem sempre são efetivas.

Cortar a unha do gato

Uma unanimidade entre os gatos é o ódio pelo cortador de unhas. Não há necessidade de cortar as unhas do seu gato, se ele tiver arranhadores próprios. Não vale sofá e nem cortina.

Por ser algo extremamente antinatural aos felinos. Simplesmente pegar na pata já é algo que eles evitam. Imagine, então, cortar ou lixar as unhas. Por isso, eles deixam claro através de sibilos (mais conhecidos como fuuuu ou grrrrr), arranhões e mordidas seu desafeto com o cortador. Até o gato mais fofinho vira o demônio da tasmânia nesse momento.

Gato fazendo fuuuu ou grrrr - Andrei Zverev/Creative Commons Foto: Estadão

Mas, assim como nos outros casos, é possível ensiná-los a tolerar este momento. Com muita associação positiva e carinho. Veja no vídeo abaixo.

Publicidade

Mexer na barriga do gato

Não há a menor necessidade de passar a mão na barriga do gato. Mas quem é que resiste?! Para deixar claro que ali é território proibido para humanos, os gatos costumam externar seu lado mais irritado, através das unhas e dentes.

É uma forma carinhosa deles mostrarem de forma singela e reforçada por avisos em neon que eles odeiam carinho na pança.

O dia que confrontei a vontade de um gato

Para apresentar um quadro sobre comportamento de gatos, em uma emissora de tv, tive a brilhante ideia de convidar um gato para participar. Se não bastasse, decidi que a melhor imagem seria se eu pegasse no colo. Após três minutos, tive que terminar o quadro e correr para a enfermaria. Minhas costas estavam vertendo sangue devido a leves unhadas felinas.

Publicidade

Você acha que me dei por contente? Nã-na-ni-na-não!

Em um outro dia, convidei outro gato. O tutor disse que era o mais bonzinho e fofo. Jamais iria me arranhar. Então, peguei o bichano no colo e fui para frente das câmeras. Sem arranhões, o gato colocou as orelhas para trás, abriu a boca e começou a arfar igual cachorro. Sinais clássicos de estresse. Tudo isso porque ele não queria estar naquela situação e não foi respeitado.

Apesar de ser super fofo, o gato deixou claro seu recado que não estava confortável. Mesmo sem mordidas e arranhões.

Ok, agora aprendi. O gato só faz o que ele quer, na hora que ele quer. Não podermos força-los a nada. Devemos observar e respeitar os seus "nãos".

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.