Foto do(a) blog

Dicas e curiosidades sobre animais

Calor forte coloca vida de pets em risco

As ondas de calor intenso têm feito tutores repensarem na sua rotina. Alguns cães estão sofrendo bastante com as altas temperaturas. Veja algumas dicas para ajudar a lidar com esse período.

PUBLICIDADE

Foto do author Luiza  Cervenka
Por Luiza Cervenka
Atualização:

Cachorro muito ofegante e com lingua clara pode ser sinal de perigo - Carol Von Canon/Creative Commons Foto: Estadão

Todo ano é sempre a mesma solicitação: não passeie com o cachorro em horários de sol forte, ofereça muita água, cuidado com os raças de focinho curto. Mas mesmo assim ando na rua e vejo diversos cães passeando em pleno sol forte.

PUBLICIDADE

Mesmo tomando todos os cuidados com a minha cachorra, me peguei tendo que desmarcar os compromissos com ela após às 10h. Tínhamos combinado diversos almoços. Mas, mesmo ficando na sombra e oferecendo água fresca, percebi que a Aurora não estava conseguindo regular a sua temperatura.

[veja_tambem]

Ao pegá-la no colo, senti seu corpo bastante quente (e não era febre), sua mucosa mais clara do que o normal e ela estava mais ofegante. Na hora coloquei já molhei as patinhas e a barriga com água e coloquei no tapete gelado. Ela relaxou e voltou aos poucos ao normal.

A sorte foi que eu logo percebi que algo não estava bem. Muitas vezes, um tutor um pouco menos atento, não se atenta aos sinais e o cachorro pode chegar a desmaiar. Calor intenso para o cachorro é algo muito sério. Eles têm pouca área de troca de calor, já que não suam pelo corpo todo.

Publicidade

E o calor não está só na rua. Muitas casas pegam o sol da tarde (o mais quente), sem que o cachorro tenha onde se esconder. Oferecer um piso fresco, um tapete gelado, um sorvete (específico para cachorro), pode ajudar muito.

Veja duas receitas de sorvete o vídeo abaixo.

Eu também aproveito para deixar uma bacia com água, caso a Aurora queira se refrescar. Se eu não deixo, ela faz o pote de água de piscina, colocando a pata. Eles dão um jeito de se refrescar, mas a gente pode ajudar.

Para quem tem ar condicionado ou ventilador em casa, deve ter mais cuidado. O pet sempre vai preferir o local geladinho. Mas frio demais pode facilitar problemas respiratórios. Assim, se a temperatura do seu ar está semelhante a do polo norte, melhor oferecer um cobertor para o peludo.

https://emais.estadao.com.br/blogs/comportamento-animal/ar-condicionado-aumenta-o-risco-de-problemas-respiratorios-em-pets/

Publicidade

PUBLICIDADE

Aqui em casa, eu ligo o ar em períodos muito quentes do dia, mas logo que o sol se põe, eu desligo. Assim consigo controlar melhor a temperatura corpórea da Aurora e dos gatos. E por falar em gatos... Os meus amam sol, mesmo nesse calor intenso. Oferecer tapete gelado e água fresca é muito importante. Mas, por terem a temperatura corporal normalmente mais alta, eles curtem um abafadinho. Com eles, o cuidado com o ar condicionado é redobrado.

Não só nesses dias, mas também no calor, se coloque no lugar do peludo. Entenda as preferências dele. Não obrigue-o a seguir a sua vontade. A qualquer sintoma de desconforto, busque o médico-veterinário.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.