PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Dicas e curiosidades sobre animais

10 raças de cães mais amadas pelos brasileiros

Top 10 da Confederação Brasileira de Cinofilia- CBKC aponta quais são as raças mais buscadas pelos criadores. Spitz Alemão Anão é primeiro lugar disparado do ranking.

Foto do author Luiza  Cervenka
Por Luiza Cervenka
Atualização:

O cão mais querido, aquele que está na moda, é o Spitz Alemão - Foto: CBKC

A Confederação Brasileira de Cinofilia - CBKC divulgou o ranking de raças de cães mais procuradas no país em 2021 e de acordo com os números, a raça Spitz Alemão Anão, conhecida popularmente como Lulu da Pomerânia, foi a mais buscada pelos brasileiros. O animal, que tem se destacado entre os criadores nas redes sociais, teve mais de 27 mil registros de Pedigree na CBKC, que faz o levantamento a partir dos números de todos os Kennel Clubs filiados no Brasil. Se somados à categoria dos Spitz Alemão Pequeno, a raça chega a quase 33 mil registros de pedigree. A diferença entre os dois animais está no tamanho: o Anão tem estatura média de 21 centímetros, já pequeno é levemente maior, com 27 centímetros de média. O ranking de cães mais procurados no país segue com o Buldogue Frânces, Shih Tzu, Rottweiler, Golden Retriever, Spitz Alemão Pequeno, Border Collie, Yorkshire Terrier e Pastor Belga Malinois. "Algumas raças são perenes em nossa lista, sempre vemos muitos registros de Shih Tzu e Golden Retriever, por exemplo. São cães dóceis, de fácil adaptação e que se dão muito bem com crianças. Boas opções para quem ainda tem ressalvas sobre ter um animal em casa", comenta Fábio Amorim, Presidente da Confederação Brasileira de Cinofilia - CBKC. [veja_tambem] Outro perfil interessante no Brasil é o gosto por cães de maior porte e perfil de trabalho como o Rottweiler e o Pastor Belga Malinois que "são cães fortes, inteligentes e que tem no Brasil um grupo forte de criadores que atuam no fortalecimento da raça e suas funções", finaliza. Recentemente, a lista do American Kennel Club, nos Estados Unidos, surpreendeu o mercado porque registrou um alto número de cães da raça Poodle em quinto lugar no seu Top 10. No Brasil, a raça que já foi muito quista no fim dos anos 90 e início dos anos 2000, não figurou entre as mais procuradas em 2021. Top 10 raças de cachorro do Brasil em 2021:
  1. Spitz Alemão
  2. Buldogue Francês
  3. Shih Tzu
  4. Rottweiler
  5. Golden Retriever
  6. Spitz Alemão Pequeno Laranja/Outras cores
  7. Border Collie
  8. Yorkshire Terrier
  9. Pastor Belga Malinois
  10. Chihuahua Pelo Longo
A Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) é federada à Fédération Cynologique Internationale (FCI), maior comunidade canina do Globo. Entre as suas principais atribuições está a de instalar e manter o serviço de registro genealógico de cães de raça pura, fornecendo os respectivos certificados e estimular e orientar a cinofilia nacional, por meio de convênios e intercâmbios, entre outras. Vale lembrar que não existe raça perfeita, muito menos uma que não precise de cuidados e dedicação. Independentemente da escolha, conheça a raça. Estue muito antes de adquirir. Veja sobre comportamentos bons e não tão desejados, além de possíveis doenças. Visite o criador, conheça os pais e outros filhotes da ninhada. Nada de escolher pelo preço! Pode ser uma grande furada. O famoso "barato sai caro". Um cachorro vai muito além da sua raça!

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.