PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Dicas e curiosidades sobre animais

10 dicas para cortar unhas de cães e gatos em casa

Foto do author Luiza  Cervenka
Por Luiza Cervenka
Atualização:

Rob Blatt/Creative Commons Foto: Estadão

Só de ler o título eu tenho certeza que você já fez cara feia. Uns tem aflição de cortar as unhas dos pets, outros já se arrepiam ao pensar na possibilidade de levar um arranhão ou mordida. Mas tem aqueles que nem se atrevem a tentar, e levam logo o peludo no veterinário para cortar as unhas.

PUBLICIDADE

Não há problema algum de aproveitar que o cachorro vai tomar banho e cortar as unhas no pet shop. Mas e quando você não leva com frequência para tomar banho? Ou quando as unhas crescem rápido? E os gatos que quase não vão ao petshop? A médica veterinária, Glauci Banti, proprietária da Clínica Veterinária ProntVet, contou tudo sobre esse assunto e ensinou a forma correta de cortar as unhas de cães e gatos, em casa.

A melhor forma de gastar as unhas dos cães é no asfalto e superfícies ásperas, principalmente na hora de correr ou durante o passeio. Mas a Dra Glauci explica: "cada vez mais animais vivem em apartamentos ou casas com pisos lisos, sem atrito suficiente para gastarem as unhas dos peludos. Por isso, elas acabam crescendo muito e arranhando móveis e pessoas". Além de poder machucar pessoas, a unha grande gera desconforto para o próprio animal. "Acidentalmente, as unhas podem ficar presas em pisos, tapetes, roupas e carpetes e o animal pode se machucar. Por esses motivos, é importante deixar as unhas sempre aparadas" lembra a médica veterinária.

Como saber se está na hora de aparar a unha de meu pet?

Publicidade

Sanako*/Creative Commons Foto: Estadão

 

Em cães, o momento é quando as unhas começam a roçar no piso, fazendo até aquele barulhinho "tic tic tic" e visivelmente percebe-se que estão longas.

Em gatos, você pode apertar de leve as almofadinhas (coxins) da patinha, para que a unha fique mais a mostra e, então veja se estão muito grandes e afiadas, ou não.

Cortador de unhas ideal

Alexander/Creative Commons Foto: Estadão

Para realizar esse cuidado, você vai precisar de um cortador de unha específico, que pode ser do tipo alicate ou guilhotina, de diferentes tamanhos. Existem muitas marcas disponíveis no mercado e são vendidos em pet shops ou até mesmo pela internet, com preços acessíveis.

O cortador do tipo alicate atua como uma tesoura, no qual a unha é posicionada entre as lâminas. Já na guilhotina há um espaço onde se insere a unha e a lâmina se move verticalmente para cortá-la. Nada de usar cortador de unhas de humano ou qualquer tesoura. Isso pode machucar o animal e ainda não cortar a unha, como deveria.

Publicidade

Se estiver em dúvida em qual modelo ou tamanho escolher, peça ajuda ao médico veterinário.

Treino para cortar unhas

Lew (tomswift) Holzman/Creative Commons Foto: Estadão

O ideal é acostumar seu animal com o corte de unha desde filhote. Mesmo que ele não precise, você apenas simule o corte, para que ele se acostume com o procedimento. Assim, quando ele crescer, já estará acostumado a cortar as unhas e deixará você realizar o corte sem ficar agitado ou estressado.

O corte nas unhas pode ser feito a partir dos 2 meses de vida, semanalmente ou a cada 15 dias, até que o animal se adapte. Sempre ao final de cada treino, recompense-o com algo que ele gosta muito, como petiscos ou brincadeiras.

10 dicas para cortar unhas de cães e gatos

Publicidade

Bernard Wee/Creative Commons Foto: Estadão

Neste final de semana, será o dia das mães, por isso, não perca, na sexta-feira, dia 06/05, a Agenda Animal especial para mães de pets. Além de eventos, uma promoção para deixar a data ainda mais especial. Até lá!

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.