Foto do(a) blog

Uma alimentação consciente no paraíso da comilança

Autora revela ligação entre indústria alimentícia e publicações científicas

PUBLICIDADE

Por Juliana Carreiro
Atualização:

 

Em visita ao Brasil para o lançamento do seu livro "Uma verdade indigesta - como aindústria alimentícia manipula a ciência do que comemos", a pesquisadora e professora do Departamento de Nutrição e Estudos da Alimentação, da Universidade de Nova York, Marion Nestle, expôs as razões que a levaram a publicar este trabalho. Fruto da sua incansável luta, de mais de 50 anos, pelo direito do consumidor receber informações verdadeiras e seguras da indústria de alimentos, talvez a obra seja o ato mais desafiador de sua carreira até agora.

 

PUBLICIDADE

Sua pesquisa se concentrou nas "influências científicas, econômicas e sociais que atuam sobre a escolha dos alimentos - e como estas decisões agem no desenvolvimento da obesidade-, com ênfase no papel do marketing de alimentos". Marion já escreveu livros premiados sobre política de alimentos, indústria de refrigerantes, segurança alimentar e sobre o que realmente deveríamos estar comendo. Suas numerosas publicações destacam a influência de multinacionais do ramo da alimentação, com atuação em diversos países, incluindo o Brasil, sobre a criação ou a sobre a exclusão de algumas políticas públicas das nações, conforme os seus interesses, e o impacto destas ações na saúde da população. De acordo com Marion: "a disseminação de alimentos não-saudáveis, com o aval de estudos científicos patrocinados pela indústria alimentícia tem como resultado um sistema alimentar disfuncional".

 

O livro detalha o financiamento que muitos pesquisadores da área de nutrição recebem da indústria alimentícia, que, segundo a autora, culminam em resultados antiéticos que tornam ainda mais rara a prática dos princípios básicos de uma alimentação segura e saudável, que as pessoas deveriam adotar para ter uma vida com menos doenças e mais vitalidade. Os resultados dos estudos científicos, encomendados e financiados por uma variedade de grandes empresas de alimentos, tornam-se estratégias de marketing das marcas. Estes mecanismos fazem com que os consumidores sejam enganados e exposto desnecessariamente a doenças, que já se tornaram questões de saúde pública, como: obesidade e doenças crônicas não transmissíveis. "O objetivo ao escrever este livro foi responder a uma pergunta básica: "A indústria de alimentos, bebidas e suplementos nutricionais deve financiar pesquisas em saúde pública?". A resposta é não.

 

Por meio de sua investigação sobre como o dinheiro flui de empresas e grupos comerciais para laboratórios de pesquisa, o livro mostra quão difundido é o problemae porque ele está distorcendo a forma como pensamos sobre saúde. Marion Nestlé cita a indústria de ultraprocessados, como a de refrigerantes, que gasta milhões em pesquisas e ações governamentais para minimizar os efeitos adversos que seus produtos podem causar à saúde de seus consumidores, por conta do excesso de açúcar, por exemplo. Segundo a pesquisadora, estas empresas adotam algumas táticas para encobrir os danos de seus produtos, como: fundar centros de pesquisa favoráveis aos seus interesses; desviar a atenção do consumidor dos seus hábitos alimentares para a necessidade de se praticar exercícios físicos ou tentar conquistar alguns pesquisadores, que não estejam ligados a nenhum órgão, para representar seus produtos.

 

Nos últimos anos, alimentos ultraprocessados têm sido comercializados como "opções saudáveis" para a família. De acordo com o livro, a conexão entre a publicidade de alimentos não nutritivos e a obesidade infantil já foi comprovada, e é mais um indício de que o consumidor é vulnerável a desinformação na hora de fazer suas escolhas alimentares. Nos Estados Unidos a doença já se tornou um dos maiores riscos para a saúde de adultos e crianças. Vale lembrar, por exemplo que a obesidade infantil é o primeiro passo para o desenvolvimento de doenças que até então só atingiam adultos, como: diabetes, doenças cardiovasculares e até algumas formas de câncer. 

Publicidade

 

Apesar do cenário pessimista, parece que há luz no fim do túnel. Marion Nestlé aponta que algumas grandes empresas de alimentos começaram afinanciar estudos com diretrizes éticas e regras de integridade. Mesmo assim, de acordo com a pesquisadora, a vigilância do consumidor é necessária para evitar que ele seja enganado ao decidir o que irá comer e a sociedade tem a responsabilidade final de contestar alegações de marketing inaceitáveis. De acordo com a especialista, os consumidores devem pressionar parlamentares , agências reguladoras governamentais e universidades para que atuem na defesa de seus interesses.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.