Foto do(a) blog

Direitos da criança e do adolescente

Sob o sol do verão, uma das piores formas de trabalho infantil ocorre na praia

Quando é verão, quase não sobra espaço nas areias das praias do Guarujá, no litoral sul de São Paulo. Caixas de som debaixo dos guarda-sóis amplificam os hits da estação, entre o falatório dos turistas e o reconfortante barulho do mar. Circulando por tanta informação, estão silenciosas crianças e adolescentes, que usam as férias escolares para o trabalho nas barracas de comidas e bebidas.

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Juliano*, de 15 anos, é um deles. Em um domingo de janeiro, com o termômetro na marca dos 30 graus, o garoto corre para dar conta de tantos pedidos. "Menino, a batida está fraca. Pede para colocarem mais vodka", solicita uma turista. Juliano obedece.

PUBLICIDADE

Apesar do contato diário com bebida alcoólica, ele jura que nunca pôs sequer uma gota na boca. O peixe e a batata frita que sempre carrega em sua bandeja também passam longe. "Minha mãe me traz marmita todos os dias. É mais saudável", conta o atendente.

Na hora do almoço, Juliano se protege do calor embaixo da barraca. Por R$ 50 diários, o menino chega à praia às 6h e encerra o expediente por volta das 19h. São, em média, 13 horas de trabalho por dia

Saiba mais sobre a história de Juliano e sobre o trabalho infantil nas praias neste link, do projeto Rede Peteca - Chega de Trabalho Infantil. O trabalho infantil nas praias é considerado uma das piores formas, de acordo com classificação adotada por vários países para definir as tarefas que mais trazem riscos à saúde, ao desenvolvimento e à moral das crianças e dos adolescentes, determinadas pela Lista TIP - Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.