PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Direitos da criança e do adolescente

Retrospectiva 2019: Confira cinco boas notícias de infância e juventude!

Foto do author Bruna Ribeiro
Por Bruna Ribeiro
Atualização:
Crédito: Bruna Ribeiro Foto: Estadão

Quando falamos em garantia de direitos, muitas vezes as notícias e análises não são muito animadoras. Mas por outro lado há muita gente se dedicando a projetos bacanas por um mundo melhor. Conheça cinco iniciativas que noticiamos aqui no blog em 2019!

 

PUBLICIDADE

Democratização do cinema: Plataforma brasileira Videocamp promove exibições públicas em diversos países

De acordo com dados recentes publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 11% das cidades brasileiras possuem salas de cinema. Do total, a maioria está localizada em grandes centros urbanos.Foi exatamente essa reflexão que motivou o Instituto Alana a criar o projeto Videocamp - uma plataforma que viabiliza a realização de exibições públicas e gratuitas de filmes com potencial de impacto.

Conversei com Josi Campos, coordenadora do programa, a respeito da temática. Segundo ela, quando falamos em democratização do cinema não falamos apenas da formação de público, mas do acesso à cultura. "Um povo sem cultura é um povo sem história. E o cinema é parte da nossa cultura", diz. Confira reportagem aqui.

 

Publicidade

Livro fala sobre moda sustentável para crianças

Da autora Alessandra Ponce Rocha, com ilustrações de Camila Sampaio, o livro Alinhavos - O futuro do planeta está no seu guarda-roupa (Panda Books) fala sobre moda sustentável para crianças.Também estilista e consultora de moda, Alessandra mostra como o consumo de roupas deve ser equilibrado e responsável em nossas vidas. A obra traz informações curiosas, como que a produção de uma camiseta básica gasta 2.700 litros de água. Se for uma calça jeans, o número salta para 11 mil litros.

Ainda segundo o livro, a produção da indústria da moda quadruplicou em 20 anos. Atualmente produz 80 bilhões de peças por ano. O Brasil é o quarto maior produtor de confecção do mundo. Confira reportagem aqui.

 

Campanha #MeuAlunoMeEnsinou incentiva professores a compartilharem relatos sobre o que aprenderam em sala de aula

Durante o mês de outubro, quando é celebrado o Dia dos Professores (15), a campanha #MeuAlunoMeEnsinou teve como mote "quando eu ensino, eu aprendo duas vezes mais", visando reconhecer, valorizar a disseminar histórias de ensino e aprendizagem que os educadores brasileiros vivenciaram com os estudantes. Confira reportagem aqui.

Publicidade

 

Marcelinho Machado leva basquete na perspectiva da educação integral para escolas públicas

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

O M4 Nas Escolas alia a técnica exclusiva do esporte aos valores fundamentais para a formação de crianças e adolescentes, privilegiando um olhar integral da educação.Com mais de 30 anos dedicados ao basquete, Marcelinho começou a pensar em um sentido maior para o esporte em 2012, quando se machucou. "Sempre quis retribuir à sociedade tudo o que o esporte me deu", diz o atleta, que teve contato com o basquete desde muito pequeno por influência do pai. Confira reportagem aqui.

 

Caravana do Esporte e das Artes leva magia e movimento para crianças vulneráveis de diversas cidades do paísImagine uma tenda de circo que chega às cidades para levar esporte e arte para crianças. Para completar, promove a formação de educadores da rede pública, com a intenção de disseminar o brincar como um direito de fato. Parece lúdico demais para ser verdade, mas é um projeto real. É a Caravana do Esporte e das Artes, promovida pela ESPN Brasil e pela Disney, em parceria com o Unicef, o Instituto Esporte & Educação e o Instituto Mpumalanga. Confira reportagem aqui.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.