Foto do(a) blog

Direitos da criança e do adolescente

Musical: Canções de Toquinho e os direitos da criança

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A infância de muita gente ficou marcada pela canção Aquarela, de Toquinho. Engana-se quem pensa que ela é a única do repertório infantil do compositor. Resultado de uma parceria entre ele e Elifas Andreato, a obra Canção dos Direitos da Criança já foi interpretada por artistas como Chico Buarque e Elba Ramalho. Agora ganha vida no teatro na ótima peça homônima.

PUBLICIDADE

Assim como o álbum, o espetáculo musical é inspirado na Declaração Universal dos Direitos da Criança. Para cada um dos dez princípios aprovados pela Assembleia Geral da ONU, em novembro de 1959, há uma canção.

Em meio à Revolução Industrial, a trama mostra a vida de crianças, obrigadas a trabalhar com fome, por uma rainha malvada (Carol Brada) e seu primeiro-ministro (Igor Miranda). A virada começa a acontecer quando a turminha decide criar uma estratégia para ganhar mais comida.

A atuação de Carol Brada e Igor Miranda chama atenção, assim como os figurinos, de Marco Lima e o inteligente texto de Carla Candiotto, que também assina a direção.

Como de costume, a co-criadora da Cia Le Plat du Jour, ao lado de Alexandra Golik, diverte também os adultos, com tiradas que arrancam risadas da família toda.

Publicidade

Em uma das cenas, por exemplo, a pretensiosa rainha deseja ter um Monumento às Bandeiras apenas para ela. Para a vilã, a obra - também conhecida como Empurra-empurra - seria composta apenas por imagens dela mesma.

Se a montagem se revela cômica em muitos momentos, em outros deixa os olhos da plateia marejados, ao mostrar nas cenas e canções as injustiças sofridas pelos pequenos.

Contribuindo para o sucesso da peça, destaca-se também o cenário, de Marco Lima. Impressiona a passagem onde os pequenos organizam um espetáculo de circo, com direito a leão, elefante e bailarina - que de tão lúdica, parece que você está em um sonho de infância.

Também participam Fabiano Medeiros, Bernardo Berro, Carolina Rocha, Lucas Cândido, Rennata Airoldi e Thiago Ledier.

Teatro Shopping Frei Caneca. Rua Frei Caneca, 596, 7º andar, Consolação. Sábados e domingos, 16 horas. R$ 60,00 (inteira). Duração: 60 minutos. Até 1 de novembro.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.