PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Direitos da criança e do adolescente

Carnaval: conheça o Eureca, bloco dedicado à luta pelos direitos de crianças e adolescentes

Foto do author Bruna Ribeiro
Por Bruna Ribeiro
Atualização:
Crédito: Divulgação  Foto: Estadão

"Eu Reconheço o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)" - esse é o lema do bloco Eureca, que promove os direitos de crianças e adolescentes, pelas ruas de São Paulo, desde 1992. Quem levanta essa bandeira são as próprias crianças e os adolescentes, em um exercício exemplar de protagonismo.

PUBLICIDADE

A cada ano, o grupo escolhe um tema diferente. Em 2018, o grupo propõe a reflexão sobre diversidade. Pelas avenidas de São Vicente, São Bernardo do Campo, Rio Claro - e também em Sapobemba (bairro da Zona Leste da capital), a ideia é reunir a voz de toda a comunidade, no seguinte mote: "Lutando pela diversidade, respeito e igualdade".

De acordo com a organização, a perspectiva é a de "provocar na sociedade, uma ampla reflexão em torno dos retrocessos que temos vivido em relação aos direitos dos filhos e filhas da classe trabalhadora".

Conheça o samba

Diversidade, respeito e igualdade É o tema que o EURECA na avenida vem cantar Pela mobilização e unidade popular

Publicidade

Quando meu bloco chegar vem meu povo cantar liberdade expressar Seu julgamento para mim não é sentença Eu exalto o valor do meu gênero e cor Me ensinaram que esse estado é de direito Sendo assim eu não lhe peço Eu exijo seu respeito!

Refrão

Brasil terra da diversidade, das cores do sincretismo E de quem mais quiser somar O próprio samba é o retrato da mistura Da perifa, da cultura, do terreiro e do altar A violência a quem ama diferente fere e mata muita gente Isso tem que acabar Não tem remédio para o que não é doença E viva a diversidade Bloco Eureca vem cantar

Agenda

4 de fevereiro - Praça Tom Jobim (Biquinha), Centro, São Vicente, às 9h. 9 de fevereiro - Rua Jurubatuba, 1610, Centro, São Bernardo do Campo, às 13h. 13 de julho - São Paulo (local a confirmar). 29 de julho - Rio Claro (local a confirmar). 05 de outubro - Sapopemba (local a confirmar).

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.